O que é o atendimento Omnichannel? Veja a importância da comunicação integrada entre plataformas! 

O meio corporativo está em constante mudança, sendo seu principal objetivo agradar cada vez mais os clientes. Várias estratégias vêm sendo utilizadas para complementar as vendas e melhorar o atendimento. Hoje, você sai saber o que é o atendimento Omnichannel, que vem se tornando popular.

O Omnichannel se trata de uma estrategia de vendas que inclui diferentes canais de comunicação e divulgação. Ele oferece uma experiência de marca unificada ao cliente, que pode alternar por meios de canais e conseguir o melhor atendimento nos serviços que está adquirindo.  

Para compreender melhor sobre o assunto, continue acompanhando e saiba como aplicar no seu negócio. 

 O que é o atendimento Omnichannel? 

atendimento Omnichannel

O Omnichannel é uma abordagem de vendas feita através de múltiplos canais. Seu objetivo é fazer com que o cliente tenha uma experiência de venda impecável. Isso vale mesmo que esteja comprando através de uma plataforma online, por telefone ou qualquer outro canal disponibilizado pela empresa.  

Sendo assim, seu objetivo não é apenas alcançar o maior número de consumidores nos canais. A ideia é entender quais são as necessidades e oferecer um serviço de excelência. É importante que essa integração entre canais seja feita entre a distribuição, promoção e comunicação.  

Qual a importância da comunicação integrada entre plataformas? 

comunicação integrada entre plataformas

Quando as empresas e os varejistas utilizam uma estratégia de marketing Omnichannel para criar a experiência ideal para os clientes. Vários benefícios podem ser observados, assim como o aumento de expectativas por parte do cliente.  

No momento que mais marcas e varejistas decidem investir para atender essa expectativa, existe uma consciência sobre as vantagens que essa ação de marketing integrada entre canais pode trazer. Confira as principais delas a seguir.   

Leia também:

Melhor experiência para fidelizar o público 

fidelizar o público

Atualmente, os clientes costumam usar diversos dispositivos para comparar preços, adquirir um item, avaliar um serviço e até mesmo rastrear o pedido. Se necessário, após receber, ainda podem fazer a devolução. 

Existe até mesmo a possibilidade de iniciar o processo em um dispositivo e terminar em outro. Por exemplo, fazer um carrinho no celular e finalizar mais tarde no computador.  

Ou o processo contrário também ocorre muito. Os clientes podem procurar um produto que deseja no computador de sua casa, e finalizar a venda através de um smartphone em qualquer lugar que ele estiver. 

É nesse ponto que o Omnichannel apresenta a sua principal vantagem. Se isso não estivesse disponível, o cliente muito provavelmente procuraria o produto em uma concorrente.  

Crescimento da marca e das vendas fora da loja física 

Crescimento da marca online

Utilizar simultaneamente vários canais de atendimento ajuda no crescimento contínuo e no reconhecimento da marca. Afinal, o Omnichannel é uma das formas mais eficientes para aumentar a visibilidade da marca.  

Muitas pessoas utilizam seus smartphones nas lojas apenas para comparar os preços de produtos. Para tirar proveito disso e estabelecer uma presença online, as marcas devem se tornar visíveis através de estratégias. 

Um exemplo é o SEO: quando os clientes pesquisam por determinada palavra-chave relacionada aos serviços e produtos que sua empresa oferece, você tem que aparecer.

O importante é que as marcas consigam atingir os consumidores que demonstrem interesse no que está vendendo. 

Facilita na coleta de dados 

coleta de dados

Em 2020 tivemos uma pandemia. Por conta disso, vários segmentos precisaram inovar e se virar com o que tinham no momento. 

Muitos passam a fazer entregas em domicílio ou possibilitar que os clientes fizessem compras antecipadamente e retirassem na loja. Esse é um dos exemplos de que quanto mais canais uma marca oferece, mais acesso ela terá aos dados do consumidor.  

Coletar esses dados ajuda os profissionais da área de marketing a ter uma percepção maior dos perfis e comportamento dos clientes. 

Para isso, é preciso coletar todas as informações, desde histórico de compras, a informações de cookies e atividades feitas em redes sociais. Essa coleta de dados possibilita vários usos, sendo os principais: 

Análise de tendências: Com as coletas de dados, as tendências no comportamento do cliente podem ser identificadas. Isso ajuda a criar um perfil individual e ajudar a marca a direcionar sua campanha de maneira eficaz; 

Personalização: Os dados coletados permitem que a marca crie um atendimento totalmente personalizado. Um exemplo disso, é a sugestão de produtos feitos com mais precisão para ajudar o cliente a tomar a decisão de compra mais rápido; 

Automação de Marketing: Esses dados coletados funcionam como um elemento chave para utilizar a Automação de Marketing, possibilitando automatizar as tarefas e comunicação para um resultado satisfatório.

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