Eita! Fui Banido do WhatsApp. E agora?

Ei, pessoal empreendedor, tudo bem? Hoje vamos falar de uma situação que pode tirar o sono de qualquer um: ser banido do WhatsApp. Parece meio assustador, não é? 

Mas calma lá, não precisa entrar em pânico! Vamos te mostrar o caminho das pedras para lidar com essa situação de cabeça erguida. Seguindo esse passo a passo, quando a desconexão acontecer você será notificado!

O WhatsApp é tipo aquele assistente que está sempre ao nosso lado, seja para mandar mensagens aos clientes ou para alinhar as coisas com fornecedores e parceiros de negócios. Mas cuidado, usar o WhatsApp para negócios também traz suas armadilhas, e uma delas é o temido bloqueio do número pela própria empresa do WhatsApp.

Mas, espera aí, o que é exatamente esse bloqueio? Bem, é quando a turma do WhatsApp decide dar um “time” no seu número de telefone. Isso significa que você não consegue enviar nem receber mensagens, áudios, fotos, vídeos ou qualquer outra coisa pelo aplicativo. 

E mais, seus contatos também não vão conseguir te ver lá. É como se você fosse o fantasma do WhatsApp, sacou?

E por que isso acontece? A coisa toda se desenrola quando a turma do WhatsApp percebe que alguém está indo contra as regrinhas do jogo. Sabe aqueles termos de serviço e políticas que a gente nem lê direito? Pois é, tem gente que acaba quebrando essas regras sem nem perceber.

Por exemplo, se você está usando aquelas versões “tunadas” do WhatsApp, como o tal do WhatsApp Plus ou o GB WhatsApp, é bom dar um passo atrás. Esses aplicativos não são os queridinhos oficiais da turma do WhatsApp, e usar eles pode até comprometer a segurança e a privacidade dos seus dados. Aí já viu, né?

E olha essa, enviar mensagens em massa ou automatizadas para números que você nem conhece direito? Isso pode soar como spam ou aqueles anúncios chatos que a gente recebe o tempo todo. E ninguém curte spam, certo?

Ah, e a coisa fica feia também se você estiver recebendo muitas reclamações ou bloqueios de outros usuários. Isso é sinal de que algo não está indo muito bem na forma como você se comunica com as pessoas. 

E, olha, se você está mandando conteúdo ilegal, ofensivo, abusivo, difamatório, obsceno ou violento… Meu amigo, aí sim você está pisando na bola feio.

Mas agora vem a parte interessante. Como você pode saber se o seu número dançou a valsa do bloqueio? É simples, o WhatsApp vai te dar um toque na tela do aplicativo, bem na hora do ban. E essa notificação pode ser temporária ou definitiva, dependendo do tamanho do vacilo.

Fui banido temporariamente

O primeiro ponto para identificar esse tipo de banimento é o recebimento de um aviso dizendo “temporariamente banido”. Provavelmente significa que você está usando uma versão modificada do aplicativo. E, caso não volte a usar a versão oficial após ter sido temporariamente impedido de usar o aplicativo, sua conta pode ser banida de forma permanente.

Nesta ocasião, você verá uma tela parecida com essa aqui:

O que fazer?

Neste caso, é necessário voltar para o aplicativo original do WhatsApp e pode ser preciso realizar backup do seu histórico antes disso.

Como recuperar um WhatsApp banido temporariamente

Encontre o nome do aplicativo ao tocar em Mais Opções (Menu) → Configurações → Ajuda → Dados do aplicativo.

Siga os passos abaixo se você usa WhatsApp Plus ou GB WhatsApp.

Leia também:

GB WhatsApp

  1. Toque em Mais opções (Menu) → Conversas → Backup de conversas;
  2. No seu celular, toque em Configurações → Armazenamento → Arquivos
  3. Encontre a pasta do GB WhatsApp, pressione e segure (selecionar);
  4. Toque em Mais → Renomear e renomeie a pasta para “WhatsApp”;
  5. Abra a Google Play Store e baixe o app oficial do WhatsApp;
  6. No WhatsApp, verifique seu número de telefone;
  7. Na tela mostrando o backup encontrado, toque em Restaurar.

WhatsApp Plus

Se seu histórico de conversas foi salvo, será transferido automaticamente para o app oficial do WhatsApp. Basta abrir a Google Play Store e baixar o app oficial do WhatsApp.

O WhatsApp não garante que a transferência do histórico será bem-sucedida.

É preciso esperar o seu banimento temporário acabar. Quando isso acontece, um cronômetro mostrará o tempo de espera necessário. Pode durar de minutos a horas (somando mais de um dia), dependendo de quantas vezes isso já aconteceu com você.

Banimento definitivo

Agora, se você recebeu a notificação de que o número foi banido do WhatsApp, seu número realmente foi banido. Uma vez que o seu número é banido definitivamente, para que a liberação seja feita, você deve enviar um e-mail para o WhatsApp.

Uma informação importante é que o WhatsApp não tem um número de telefone, portanto, qualquer número que circule na internet vinculado a empresa não é verdadeiro.

Atualmente, o WhatsApp tem e-mails específicos para lidar com suporte por plataforma:

O que escrever em sua solicitação de recuperação de conta

Aqui vão algumas dicas de pontos que não pode faltar no seu e-mail:

  • É importante explicar a sua versão, coloque argumentos no e-mail e escreva uma mensagem dizendo que não estava ciente dos termos do serviços do WhatsApp. Comprometa-se a não realizar tais práticas novamente.
  • Não se esqueça de informar o número que você usa na sua conta;
  • Também recomendamos que escreva o seu e-mail em inglês (Você pode usar algum tradutor online para te auxiliar nesse caso).

O WhatsApp analisará as atividades da sua conta e irá verificar se alguma diretriz ou política foi violada. Caso não seja constatada nenhuma infração, ou seja, a primeira vez que isso acontece, provavelmente sua conta será liberada e seu número recuperado.

Ao solicitar uma análise, o WhatsApp pode demorar até 48h para responder, porém, em muitos casos leva apenas 1 dia.

Posts Relacionados

Automatizar o WhatsApp do seu negócio pode ser tão fácil que até parece mágica

Atender muitas leads no WhatsApp não precisa ser sempre tão trabalhoso, atenda milhares de leads de uma vez, como num passe de mágica com a Letalk!

Automatizar o WhatsApp do seu negócio pode ser tão fácil que até parece mágica

Atender muitas leads no WhatsApp não precisa ser sempre tão trabalhoso, atenda milhares de leads de uma vez, como num passe de mágica com a Letalk!

Assine nossa newsletter

Receba no seu E-mail os nossos mais novos artigos!

Tudo sobre vendas, marketing, atendimento ao cliente e tecnologia!

CNPJ: 36.317.941/0001-09 || Copyright © 2022 Letalk. Todos os direitos reservados.

CNPJ: 36.317.941/0001-09 || Copyright © 2022 Letalk. Todos os direitos reservados.

Automatizar o WhatsApp do seu negócio pode ser tão fácil que até parece mágica

Atender muitas leads no WhatsApp não precisa ser sempre tão trabalhoso, atenda milhares de leads de uma vez, como num passe de mágica com a Letalk!