Como oferecer o melhor suporte ao cliente no WhatsApp? + Dicas

Um ótimo suporte é essencial em qualquer empresa!

Oferecer um bom atendimento ou suporte ao cliente no WhatsApp é uma das principais tarefas de uma empresa. Afinal, é a partir disso que se constrói uma parte da reputação de uma marca.

E ninguém quer ficar com má fama no mercado, né?

Para deixar essa tarefa mais simples, existem diversas ferramentas que auxiliam as equipes de suporte a fim de ter excelência no atendimento ao cliente. Uma delas, acredite você ou não, é o WhatsApp.

Utilizada por milhares de brasileiros, o software tem um grande potencial de conexão entre empresa e cliente. No entanto, é preciso saber fazer esse contato tanto para não ser a chata do mercado, quanto para otimizar o trabalho das equipes.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo onde mostramos como oferecer um bom suporte ao cliente no WhatsApp, além da importância de ter essa tarefa automatizada. 

Vamos lá!

O que é suporte ao cliente?

Suporte ao cliente é a área de uma empresa focada em ajudar os clientes a solucionar suas dúvidas ou problemas com o produto ou serviço. Muitas vezes é a partir do tratamento prestado no suporte que um cliente resolve continuar – ou não – a consumir o produto ou serviço de uma empresa.

No relatório de 2023 da Zendesk foi mostrado inclusive que experiências ruins no suporte de uma empresa podem ocasionar ações irreparáveis. Confere só alguns números:

  • 66% dos consumidores disseram que uma interação ruim com uma empresa pode arruinar seu dia;
  • 60% dos consumidores baseiam as decisões de compra no nível de atendimento que esperam receber.

Ou seja, oferecer um atendimento ruim precisa estar fora de cogitação. Mas isso não acontece do dia para noite, é preciso aplicar algumas técnicas e também contar com a ajuda da tecnologia para aliar experiência do cliente benéfica com trabalho otimizado e produtivo das equipes de Customer Experience e Service.

Leia também:

Como dar suporte ao cliente no WhatsApp? 5 dicas

Agora que já ficou bem evidente o que é o suporte ao cliente e a importância de fazer isso bem feito, vamos ao que te fez clicar neste artigo: como oferecer um bom suporte ao cliente no WhatsApp?

Para te ajudar, separamos 5 principais dicas para usar aí no seu negócio. São elas:

  1. Utilize o WhatsApp Business;
  2. Tenha uma comunicação personalizada;
  3. Treine as equipes;
  4. Use uma plataforma de automação de WhatsApp;
  5. Integre ferramentas à plataforma de automação.

Confira os detalhes de cada uma a seguir.

1. Utilize o WhatsApp Business

O primeiro passo para conseguir oferecer um bom suporte ao cliente é utilizar o modo Business do WhatsApp. O motivo é que ele oferece funcionalidades próprias para uma empresa destacar mais seus produtos e serviços, além de contar com meios de deixar o atendimento mais rápido. 

Caso ainda não utilize o WhatsApp Business, é bem simples. Basta:

  • Baixar o app na sua loja de aplicativos do IOS ou Android;
  • Cadastrar o número: aqui é recomendado ter um número de telefone próprio para a empresa;
  • Colocar as informações de contato, funcionamento e marca do seu negócio;
  • Na aba “Catálogo de produtos” adicione imagens e informações sobre seus produtos ou serviços e os preços respectivos;
  • Configure mensagens automáticas para recepcionar o cliente assim que ele entrar em contato.

Ah! E com a ferramenta é possível também cadastrar sua empresa no Guia de Negócios do WhatsApp. Com esse recurso sua empresa abre as portas para ser encontrada por mais possíveis clientes. 

2. Tenha uma comunicação personalizada

Lembra que comentamos lá em cima que é necessário fazer com que a interação com o cliente seja benéfica? E isso não se faz tendo uma comunicação robótica ou sem personalidade.

É preciso que a comunicação seja personalizada para se adequar a dúvida de cada pessoa. E isso não significa que ela precise ser totalmente manual ou não ter auxílio da tecnologia. 

Muito pelo contrário! Utilizar um CRM integrado ao WhatsApp, por exemplo, faz com que essa personalização aconteça de maneira mais fluida.

Voltando para a importância de personalizar a comunicação com o seu cliente, fazendo isso a pessoa se sente de fato ouvida e enxerga sua empresa como um lugar onde há uma importância para resolver as necessidades dos clientes.

3. Treine as equipes

O treinamento das equipes precisa ser realizado. Afinal, não se aprende a oferecer um bom atendimento ao cliente sozinho. 

Portanto, invista em capacitações, cursos, treinamentos ou palestras para as equipes que fazem parte do atendimento e suporte ao cliente. Todo o investimento trará bons frutos para o seu negócio.

4. Use uma plataforma de automação de WhatsApp

Oferecer um bom atendimento no WhatsApp pode sim ter um auxílio da tecnologia. E isso em nada irá afetar no quesito personalização! 

Utilizar uma plataforma de automação de WhatsApp como a Letalk, por exemplo, faz com que a comunicação com o seu cliente ou lead fique ainda mais próxima. O motivo é que você pode configurar gatilhos para enviar certos tipos de mensagens para um cliente automaticamente. 

Além disso você consegue também:

5. Integre ferramentas à plataforma de automação

Por último, mas longe de ser o menos importante, está mais uma solução para deixar o suporte ao cliente da sua empresa ainda mais dinâmico, produtivo e personalizado. Como?

Integrando ferramentas!

Fazendo a integração da sua plataforma de automação de WhatsApp a outras ferramentas que utiliza no dia a dia do seu negócio, como CRMs, ERPs ou planilhas, é possível deixar no automático diversos outros processos anteriores ou posteriores ao atendimento feito com o cliente no WhatsApp. 

Uma plataforma que deixa esse processo de integrar uma ferramenta a outra mais simples é a Pluga. Com ela não é necessário digitar uma única linha de código e sua integração acontece em poucos minutos. 

No vídeo abaixo você confere o passo a passo de como fazer isso e deixar seus processos muito mais ágeis. É só apertar o play!

Benefícios de automatizar o suporte ao cliente

OK. Agora você já sabe tudo sobre como oferecer um bom suporte ao cliente no WhatsApp e como automatizar esse processo é importante.

Mas quais são os benefícios dessa automatização?

Podemos citar alguns, como:

  • Disponibilidade 24/7;
  • Personalização em massa;
  • Agilidade e escalabilidade;
  • Integração com outros sistemas;
  • Melhoria na satisfação do cliente;

Entre outras vantagens. 

Mas o que não pode sair da sua mente é que a experiência desse cliente precisa ser a melhor possível. Afinal, o seu negócio só ganha com isso tanto internamente quanto na reputação externa. 

Ah! Se quiser entender mais sobre as questões que cercam automação no WhatsApp basta acessar o nosso blog

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