Como fazer um follow-up pelo WhatsApp? 

Como-fazer-um-follow-up-pelo-WhatsApp

Saber como fazer um follow-up pelo WhatsApp é muito importante, principalmente para não acabar sendo inconveniente com seus clientes. Então, antes de iniciar o processo, é preciso definir qual é o seu objetivo com isso. 

Como fazer um follow-up pelo WhatsApp

Você pode, por exemplo, querer manter o cliente mais próximo ou apenas saber sua opinião. Mas, se a estratégia for utilizada de maneira incorreta, o resultado pode acabar sendo o oposto e afastar o cliente. 

Mesmo sabendo que se comunicar com o cliente pode ser difícil, existem estratégias que podem ajudar a manter uma boa comunicação através do WhatsApp. Separamos algumas dicas para ajudar no seu negócio. Confira a seguir.  

O que é follow-up de vendas? 

O que é follow-up de vendas

O follow-up é um termo que vem do inglês que é basicamente acompanhar um potencial cliente por algum meio de comunicação. Ou seja, é todo um processo de manter o contato com o lead durante o processo de compra até o encerramento.  

Desde o primeiro contato, o representante de venda deve agendar o próximo passo de negociação para manter um bom relacionamento com o cliente. O contato pode ser mantido através de telefone, e-mail, videoconferência e WhatsApp. 

Mas, seja qual for a forma de comunicação que você escolher, é preciso ter os cuidados para não ser inconveniente.  

Confira algumas dicas abaixo! 

Como fazer follow-up pelo WhatsApp? 

Como fazer follow-up pelo WhatsApp

É através do follow-up que o profissional de vendas cria um relacionamento com o cliente. Além disso, também é com ele que o cliente será conduzido por todas as etapas de compra que precisa percorrer.

Durante esse processo, o cliente precisa se sentir confortável. Isso porque esse é um fator que vai influenciar diretamente na sua ação.  

Você pode utilizar os seguintes métodos:  

Tenha um motivo para entrar em contato com o cliente 

O primeiro e principal passo de como fazer um follow-up por WhatsApp é ter um motivo específico para entrar em contato com o seu potencial cliente. 

Não é indicado mandar mensagens apenas para “manter contato”. Sendo assim, se você não tem nenhum motivo para enviar mensagens naquele momento, o ideal é justamente não enviar.  

O indicado é fazer uma configuração de alerta para ser notificado quando algo estiver acontecendo com as compras dele. Assim você terá uma boa razão para mandar as mensagens. 

O WhatsApp também dá a possibilidade de fazer uma ligação para se comunicar com o cliente.  

Termine as conversas marcando o próximo passo 

Sempre que você for mandar as mensagens pelo WhatsApp e finalizar a conversa, já defina o próximo passo. Com uma conversa esclarecida e os próximos passos agendados, você consegue fazer um follow-up de vendas mais efetivo.  

Esse é o momento que você conseguirá com que o cliente tenha um comprometimento com o próximo encontro. Assim ele concorda em continuar a conversa, e suas mensagens não serão tratadas com inconveniente.  

Mas deixe claro nas mensagens quais serão os próximos passos e datas para conversar novamente. 

Se ele quiser a proposta, pergunte qual o horário ideal para agendar as mensagens ou ligações.

Não finalize a conversa sem fazer com que o cliente se comprometa com nada. É importante fazer o follow-up e deixá-lo engajado para uma próxima conversa.  

Resuma suas conversas e obtenha uma confirmação  

Uma das dicas mais eficientes de como fazer um follow-up por WhatsApp é aplicada ao final de cada conversa positiva. Nessa hora, envie um resumo de tudo o que foi conversado e peça para que o cliente faça uma confirmação, como se fosse assinar uma ata.  

Essa é uma forma efetiva de verificar se o seu follow-up está sendo positivo e permanece focado com base no que foi conversado anteriormente. 

Além disso, isso é uma prova de que você entendeu as necessidades desse futuro cliente e que realmente estava prestando atenção.  

Por fim, resumir todas as informações ajuda você a não se enrolar na conversa. Por isso, é importante reunir tudo em um único texto e pedir para que o potencial cliente confirme. Essa é uma forma de também manter um bom relacionamento futuramente. 

Como ser eficiente na hora de fazer um follow up?

Apesar de o follow up ser uma atitude que pode fazer com que você consiga conquistar e fidelizar o cliente, é necessário saber fazê-lo de forma correta. Isso já que há certas estratégias que podem assegurar uma maior possibilidade de eficiência, enquanto outras atitudes podem ter como efeito o afastamento do cliente.

O primeiro passo é optar por uma rede que seja compatível com o seu cliente visado, no caso, estamos trabalhando com o WhatsApp. Depois, a próxima etapa é estabelecer um diálogo com o seu cliente, tendo a ciência de que é preciso deixar claro a sua intenção em cada contato.

Em seguida, crie um cronograma para o acompanhamento e use ferramentas tecnológicas para conseguir deixar o processo mais organizado.

É importante destacar que a maior parte dos consumidores, conforme pesquisas, esperam que a empresa entre em contato até 4 vezes antes que a empresa desista deles. Por outro lado, mais de 44% dos vendedores acabam desistindo após a primeira recusa do cliente.

Por isso, o follow up é ideal para que ocorra um maior alinhamento entre a expectativa do público-alvo e a do time de vendas atuante da empresa.

Automatizar o WhatsApp do seu negócio pode ser tão fácil que até parece mágica

Atender muitas leads no WhatsApp não precisa ser sempre tão trabalhoso, atenda milhares de leads de uma vez, como num passe de mágica com a Letalk!

Automatizar o WhatsApp do seu negócio pode ser tão fácil que até parece mágica

Atender muitas leads no WhatsApp não precisa ser sempre tão trabalhoso, atenda milhares de leads de uma vez, como num passe de mágica com a Letalk!

Assine nossa newsletter

Receba no seu E-mail os nossos mais novos artigos!

Tudo sobre vendas, marketing, atendimento ao cliente e tecnologia!

Automatizar o WhatsApp do seu negócio pode ser tão fácil que até parece mágica

Atender muitas leads no WhatsApp não precisa ser sempre tão trabalhoso, atenda milhares de leads de uma vez, como num passe de mágica com a Letalk!