Como fazer um follow-up pelo WhatsApp? 

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Saber como fazer um follow-up pelo WhatsApp é muito importante, principalmente para não acabar sendo inconveniente com seus clientes. Então, antes de iniciar o processo, é preciso definir qual é o seu objetivo com isso. 

Como fazer um follow-up pelo WhatsApp

Você pode, por exemplo, querer manter o cliente mais próximo ou apenas saber sua opinião. Mas, se a estratégia for utilizada de maneira incorreta, o resultado pode acabar sendo o oposto e afastar o cliente. 

Mesmo sabendo que se comunicar com o cliente pode ser difícil, existem estratégias que podem ajudar a manter uma boa comunicação através do WhatsApp. Separamos algumas dicas para ajudar no seu negócio. Confira a seguir.  

O que é follow-up de vendas? 

O que é follow-up de vendas

O follow-up é um termo que vem do inglês que é basicamente acompanhar um potencial cliente por algum meio de comunicação. Ou seja, é todo um processo de manter o contato com o lead durante o processo de compra até o encerramento.  

Desde o primeiro contato, o representante de venda deve agendar o próximo passo de negociação para manter um bom relacionamento com o cliente. O contato pode ser mantido através de telefone, e-mail, videoconferência e WhatsApp. 

Mas, seja qual for a forma de comunicação que você escolher, é preciso ter os cuidados para não ser inconveniente.  

Confira algumas dicas abaixo! 

Como fazer follow-up pelo WhatsApp? 

Como fazer follow-up pelo WhatsApp

É através do follow-up que o profissional de vendas cria um relacionamento com o cliente. Além disso, também é com ele que o cliente será conduzido por todas as etapas de compra que precisa percorrer.

Durante esse processo, o cliente precisa se sentir confortável. Isso porque esse é um fator que vai influenciar diretamente na sua ação.  

Você pode utilizar os seguintes métodos:  

Tenha um motivo para entrar em contato com o cliente 

O primeiro e principal passo de como fazer um follow-up por WhatsApp é ter um motivo específico para entrar em contato com o seu potencial cliente. 

Não é indicado mandar mensagens apenas para “manter contato”. Sendo assim, se você não tem nenhum motivo para enviar mensagens naquele momento, o ideal é justamente não enviar.  

O indicado é fazer uma configuração de alerta para ser notificado quando algo estiver acontecendo com as compras dele. Assim você terá uma boa razão para mandar as mensagens. 

O WhatsApp também dá a possibilidade de fazer uma ligação para se comunicar com o cliente.  

Termine as conversas marcando o próximo passo 

Sempre que você for mandar as mensagens pelo WhatsApp e finalizar a conversa, já defina o próximo passo. Com uma conversa esclarecida e os próximos passos agendados, você consegue fazer um follow-up de vendas mais efetivo.  

Esse é o momento que você conseguirá com que o cliente tenha um comprometimento com o próximo encontro. Assim ele concorda em continuar a conversa, e suas mensagens não serão tratadas com inconveniente.  

Mas deixe claro nas mensagens quais serão os próximos passos e datas para conversar novamente. 

Se ele quiser a proposta, pergunte qual o horário ideal para agendar as mensagens ou ligações.

Não finalize a conversa sem fazer com que o cliente se comprometa com nada. É importante fazer o follow-up e deixá-lo engajado para uma próxima conversa.  

Resuma suas conversas e obtenha uma confirmação  

Uma das dicas mais eficientes de como fazer um follow-up por WhatsApp é aplicada ao final de cada conversa positiva. Nessa hora, envie um resumo de tudo o que foi conversado e peça para que o cliente faça uma confirmação, como se fosse assinar uma ata.  

Essa é uma forma efetiva de verificar se o seu follow-up está sendo positivo e permanece focado com base no que foi conversado anteriormente. 

Além disso, isso é uma prova de que você entendeu as necessidades desse futuro cliente e que realmente estava prestando atenção.  

Por fim, resumir todas as informações ajuda você a não se enrolar na conversa. Por isso, é importante reunir tudo em um único texto e pedir para que o potencial cliente confirme. Essa é uma forma de também manter um bom relacionamento futuramente. 

Como ser eficiente na hora de fazer um follow up?

Apesar de o follow up ser uma atitude que pode fazer com que você consiga conquistar e fidelizar o cliente, é necessário saber fazê-lo de forma correta. Isso já que há certas estratégias que podem assegurar uma maior possibilidade de eficiência, enquanto outras atitudes podem ter como efeito o afastamento do cliente.

O primeiro passo é optar por uma rede que seja compatível com o seu cliente visado, no caso, estamos trabalhando com o WhatsApp. Depois, a próxima etapa é estabelecer um diálogo com o seu cliente, tendo a ciência de que é preciso deixar claro a sua intenção em cada contato.

Em seguida, crie um cronograma para o acompanhamento e use ferramentas tecnológicas para conseguir deixar o processo mais organizado.

É importante destacar que a maior parte dos consumidores, conforme pesquisas, esperam que a empresa entre em contato até 4 vezes antes que a empresa desista deles. Por outro lado, mais de 44% dos vendedores acabam desistindo após a primeira recusa do cliente.

Por isso, o follow up é ideal para que ocorra um maior alinhamento entre a expectativa do público-alvo e a do time de vendas atuante da empresa.

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