Black Friday: Como usar automações em atendimentos

Como usar automações em atendimento na Black Friday

A Black Friday é a segunda data mais importante do ano para o mercado varejista, ficando atrás somente do Natal. Sendo assim, nada mais justo do que considerar usar automações em atendimento na Black Friday. 

Como usar automações em atendimento na Black Friday

Essa novidade não é algo feito apenas para agregar tecnologia no seu negócio, mas sim pensar nas suas vendas. Nos últimos anos, as compras feitas através da internet cresceram de forma considerável. Assim, as empresas focam em uma experiência diferenciada no momento da compra. 

Com as vendas crescendo cada vez mais, principalmente nessas datas, é importante que a empresa ofereça um atendimento rápido e eficiente ao cliente. Dessa forma, se você quer saber como oferecer um atendimento na Black Friday com excelência, continue acompanhando.  

Como automatizar o atendimento? 

Como automatizar o atendimento? 

A partir do momento que a empresa começa a crescer, é necessário automatizar os processos. Quando se trata de atendimento, essa automatização é mais importante ainda, pois implementar processos mais inteligentes pode ser o diferencial da sua empresa. 

Afinal, boa parte dos consumidores consideram que ser bem atendido é mais importante do que o valor e qualidade dos produtos em si. Portanto, é preciso se atualizar.

Use chatbots 

Use chatbots 

Uma das opções mais populares de automações em atendimento na Black Friday é implementar chatbots. Eles se tratam de softwares criados para se comunicar com uma pessoa, simulando uma interação. 

Isso pode ser feito através de aplicativos ou plataformas. Através do chatbots, é possível atender uma grande demanda ao mesmo tempo, otimizando o tempo da sua empresa.  

Humanização de chatbot 

Humanização de chatbot 

Para a empresa, é importante entender como o seu cliente gosta de se comunicar. Então, se você oferecer uma comunicação acessível e simples, vai passar a sensação de que o cliente está conversando com um humano, e não uma inteligência artificial.

Dessa forma, é importante investir em uma identidade para o seu bot. Essa identidade serve para aumentar a interação com o seu público. Além disso, ajuda a humanizar o atendimento robotizado.  

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Estabilidade nos meios de comunicação 

É importante que, no atendimento na Black Friday, o cliente tenha uma boa experiência. É comum nessa data os canais de comunicação da empresa ficarem congestionados e terem instabilidades. Logo, é preciso garantir que eles funcionem com eficiência.  

O meio de comunicação mais indicado é o WhatsApp. Afinal, ele é um aplicativo gratuito, utilizado por 99 milhões de pessoas somente no Brasil. Atualmente ele é um dos maiores canais de venda no país, estabelecendo o relacionamento entre as empresas e clientes.  

Estabilidade nos meios de comunicação 

O aplicativo possui versão para as empresas, a Business e API WhatsApp. Ambas possuem funcionalidades para ajudar na automação dos atendimentos da empresa, como o envio de mensagens automáticas, horários de atendimento, endereço e catálogo no perfil.  

Utilizar o WhatsApp como meio de comunicação com os clientes exige boas práticas para não sofrer danos por parte do aplicativo. 

Por exemplo, a versão API WhatsApp não permite enviar mensagens em massa. Se isso for feito, pode ser considerado SPAM e seu número ser bloqueado ou perdido definitivamente.  

Leia também:

Treine a sua equipe 

Treinamento de equipe

Um dos passos para preparar sua empresa para esse evento é treinar sua equipe. O atendimento na Black Friday precisa ser rápido e eficiente. A equipe deve estar preparada para tirar as dúvidas, mesmo se o atendimento for feito por um bot. 

Assim, a equipe precisa conhecer os produtos e as ofertas que estão fazendo durante a data. Por esse motivo, é necessário fazer a campanha da Black Friday com antecedência, explicando todos os detalhes e tirando dúvidas.  

Materiais de apoio 

Materiais de apoio 

O material de apoio é uma forma de ter um atendimento mais ágil e eficiente. Para o atendimento automatizado pelo WhatsApp, catalogue todos os seus produtos e seus respectivos detalhes que participação na Black Friday no aplicativo.

Dessa forma o cliente terá acesso aos produtos. Isso ajuda bastante na hora da negociação, fazendo com que ela seja bem sucedida. 

FAQ 

FAQ - Perguntas Frequentes

Mesmo que o atendimento seja feito de forma automatizada, você precisa ter um FAQ. Essa é a sigla para Frequently Asked Questions, ou Perguntas Frequentes.

É preciso separar as perguntas frequentes sobre a oferta do produto para tirar as dúvidas dos clientes. Para isso, pense nas dúvidas mais comuns da operação, priorizando questões sobre o pagamento, como funciona e entrega ou implantação. Seja objetivo nas respostas e evite textos longos.

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