Saber como fazer um follow-up pelo WhatsApp é muito importante, principalmente para não acabar sendo inconveniente com seus clientes. Então, antes de iniciar o processo, é preciso definir qual é o seu objetivo com isso.
Você pode, por exemplo, querer manter o cliente mais próximo ou apenas saber sua opinião. Mas, se a estratégia for utilizada de maneira incorreta, o resultado pode acabar sendo o oposto e afastar o cliente.
Mesmo sabendo que se comunicar com o cliente pode ser difícil, existem estratégias que podem ajudar a manter uma boa comunicação através do WhatsApp. Separamos algumas dicas para ajudar no seu negócio. Confira a seguir.
O que é follow-up de vendas?
O follow-up é um termo que vem do inglês que é basicamente acompanhar um potencial cliente por algum meio de comunicação. Ou seja, é todo um processo de manter o contato com o lead durante o processo de compra até o encerramento.
Desde o primeiro contato, o representante de venda deve agendar o próximo passo de negociação para manter um bom relacionamento com o cliente. O contato pode ser mantido através de telefone, e-mail, videoconferência e WhatsApp.
Mas, seja qual for a forma de comunicação que você escolher, é preciso ter os cuidados para não ser inconveniente.
Confira algumas dicas abaixo!
Como fazer follow-up pelo WhatsApp?
É através do follow-up que o profissional de vendas cria um relacionamento com o cliente. Além disso, também é com ele que o cliente será conduzido por todas as etapas de compra que precisa percorrer.
Durante esse processo, o cliente precisa se sentir confortável. Isso porque esse é um fator que vai influenciar diretamente na sua ação.
Você pode utilizar os seguintes métodos:
Tenha um motivo para entrar em contato com o cliente
O primeiro e principal passo de como fazer um follow-up por WhatsApp é ter um motivo específico para entrar em contato com o seu potencial cliente.
Não é indicado mandar mensagens apenas para “manter contato”. Sendo assim, se você não tem nenhum motivo para enviar mensagens naquele momento, o ideal é justamente não enviar.
O indicado é fazer uma configuração de alerta para ser notificado quando algo estiver acontecendo com as compras dele. Assim você terá uma boa razão para mandar as mensagens.
O WhatsApp também dá a possibilidade de fazer uma ligação para se comunicar com o cliente.
Termine as conversas marcando o próximo passo
Sempre que você for mandar as mensagens pelo WhatsApp e finalizar a conversa, já defina o próximo passo. Com uma conversa esclarecida e os próximos passos agendados, você consegue fazer um follow-up de vendas mais efetivo.
Esse é o momento que você conseguirá com que o cliente tenha um comprometimento com o próximo encontro. Assim ele concorda em continuar a conversa, e suas mensagens não serão tratadas com inconveniente.
Mas deixe claro nas mensagens quais serão os próximos passos e datas para conversar novamente.
Se ele quiser a proposta, pergunte qual o horário ideal para agendar as mensagens ou ligações.
Não finalize a conversa sem fazer com que o cliente se comprometa com nada. É importante fazer o follow-up e deixá-lo engajado para uma próxima conversa.
Resuma suas conversas e obtenha uma confirmação
Uma das dicas mais eficientes de como fazer um follow-up por WhatsApp é aplicada ao final de cada conversa positiva. Nessa hora, envie um resumo de tudo o que foi conversado e peça para que o cliente faça uma confirmação, como se fosse assinar uma ata.
Essa é uma forma efetiva de verificar se o seu follow-up está sendo positivo e permanece focado com base no que foi conversado anteriormente.
Além disso, isso é uma prova de que você entendeu as necessidades desse futuro cliente e que realmente estava prestando atenção.
Por fim, resumir todas as informações ajuda você a não se enrolar na conversa. Por isso, é importante reunir tudo em um único texto e pedir para que o potencial cliente confirme. Essa é uma forma de também manter um bom relacionamento futuramente.
Como ser eficiente na hora de fazer um follow up?
Apesar de o follow up ser uma atitude que pode fazer com que você consiga conquistar e fidelizar o cliente, é necessário saber fazê-lo de forma correta. Isso já que há certas estratégias que podem assegurar uma maior possibilidade de eficiência, enquanto outras atitudes podem ter como efeito o afastamento do cliente.
O primeiro passo é optar por uma rede que seja compatível com o seu cliente visado, no caso, estamos trabalhando com o WhatsApp. Depois, a próxima etapa é estabelecer um diálogo com o seu cliente, tendo a ciência de que é preciso deixar claro a sua intenção em cada contato.
Em seguida, crie um cronograma para o acompanhamento e use ferramentas tecnológicas para conseguir deixar o processo mais organizado.
É importante destacar que a maior parte dos consumidores, conforme pesquisas, esperam que a empresa entre em contato até 4 vezes antes que a empresa desista deles. Por outro lado, mais de 44% dos vendedores acabam desistindo após a primeira recusa do cliente.
Por isso, o follow up é ideal para que ocorra um maior alinhamento entre a expectativa do público-alvo e a do time de vendas atuante da empresa.