Veja como criar uma estratégia de WhatsApp marketing de sucesso!

Ter uma boa estratégia de WhatsApp marketing pode ser uma ótima alternativa para converter leads em clientes e manter um ótimo relacionamento durante todo o processo de prospecção e fechamento de vendas.

No entanto, muitas pessoas ainda desconhecem o poder que essa ferramenta possui para impulsionar o ganho de dinheiro em seu empreendimento. 

Pensando nisso, nós criamos esse artigo completo para te explicar o que é o WhatsApp marketing, como ele funciona e como você pode construir uma estratégia de sucesso. Siga a leitura!

O que é WhatsApp marketing?

Marketing é o nome que se dá ao conjunto de ações que possuem o objetivo de apresentar um produto de forma a incentivar sua compra

O WhatsApp marketing nada mais é do que aplicar esse conjunto de ações em meio ao uso do mensageiro online. 

Ou seja, você pode enviar mensagens aos seus clientes e interessados apresentando seus produtos e serviços deixando uma porta aberta para sua compra ou contratação.

Como fazer WhatsApp marketing?

Para criar uma estratégia de WhatsApp marketing é necessário conhecer bem o seu produto, ter uma lista de pessoas interessadas em receber suas comunicações, saber se comunicar bem e claro, uma ferramenta que vá te ajudar a realizar esses disparos.

Ter uma ferramenta de automação no WhatsApp é muito importante para acelerar os resultados de sua estratégia e fazer com que você ganhe dinheiro mais rápido.

Vamos explicar como você pode aproveitar esse recurso mais adiante.

Estratégia WhatsApp marketing

Construir uma estratégia de WhatsApp marketing sólida e atraente é o ponto central do sucesso no envio de mensagens. 

Nesse contexto você precisa se atentar a 4 pilares principais: tipo de negócio, funil de vendas, conteúdo e métricas

A seguir explicamos mais sobre cada um desses pilares!

Tipo de negócio

Existem diferentes tipos de negócio hoje em dia:

  • Prestação de serviços;
  • Venda de produtos físicos;
  • Venda de produtos digitais;
  • Comercialização de produtos para consumo rápido;
  • Infoprodutos.

Cada tipo de empresa possui características diferentes e isso deve ser levado em consideração na hora de criar sua estratégia de marketing no WhatsApp.

Se você vende produtos físicos e possui um ponto para atendimento na sua cidade, é necessário pensar em ações que levem essas pessoas até sua loja.

No entanto, se você está atuando no mercado de infoprodutos todo o caminho é digital e você precisa envolver o interessado em seu produto num contexto de segurança e necessidade.

Então, antes de colocar a mão na passa, reflita sobre seu tipo de negócio, sobre o tipo de produto ou serviço que você vende, sobre como as pessoas vão comprar de você e claro qual o objetivo do seu negócio.

Nossa dica é, coloque tudo isso num papel, pois as respostas para essas perguntas podem parecer óbvias para você, mas nem sempre estão bem organizadas na sua mente ou está claro para seus funcionários.

Funil de vendas

Depois da análise do seu negócio é hora de pensar sobre o caminho que o seu possível cliente vai fazer para chegar até você. O funil de vendas no WhatsApp é uma maneira de desenhar esse caminho por etapas. 

Geralmente esse funil é dividido em 3 etapas: topo, meio e fundo.

O topo do funil é aquela etapa em que o cliente nem sempre sabe que possui um problema até você mostrar pra ele

No WhatsApp, por exemplo, essa etapa do funil é aquela abordagem inicial, onde você precisa entender um pouco mais sobre a vida daquela pessoa para encontrar meios de levá-la até o problema que você resolve. 

O meio de funil é a etapa onde seu cliente descobre que possui um problema e começa a buscar formas de resolvê-lo. No WhatsApp, essa etapa pode ser caracterizada como aquele momento onde o cliente tem mais dúvidas sobre determinado assunto.

Já o fundo de funil é o momento em que o cliente está buscando alguém ou alguma empresa que possa solucionar aquele problema. essa etapa, no WhatsApp, é aquele momento onde você vende o seu serviço/produto.

Conteúdo

De nada adianta ter um produto/serviço excelente se você não sabe vendê-lo. Saber se comunicar bem e no momento correto é muito importante para fazer mais vendas

No meio online nós perdemos aquele contato corpo a corpo do presencial, ou seja, não conseguimos saber se o cliente está gostando ou não daquilo que você está oferecendo, a não ser que ele te diga.

Portanto, nossa dica é: crie uma lista de necessidades e objeções dos seus clientes e desenvolva formas de solucioná-las

Fazendo isso, escrever seu script de vendas ficará muito mais atraente e assertivo.

Métricas

Depois de tudo pronto, é hora de enviar as mensagens para os possíveis clientes que você selecionou para aquela campanha de WhatsApp marketing. Mas e agora, como saber se ela está dando certo ou não?

Aí entra a última etapa que é a de análise das métricas. Nessa etapa você deve entender:

  • Quantas mensagens foram enviadas;
  • Das mensagens enviadas, quantas foram entregues;
  • Das mensagens entregues, quantas foram abertas;
  • Das mensagens abertas, quantas foram respondidas;
  • Quantas vendas foram feitas a partir daquele disparo.

Esses são os principais dados que você precisa saber para entender se a sua estratégia está dando certo, ou o que é necessário ajustar.

Estratégia de WhatsApp marketing pode auxiliar em atividades

Há uma série de atividades que podem ter benefícios caso haja a aplicação do WhatsApp marketing. Uma estratégia de WhatsApp marketing eficiente pode auxiliar a responder a perguntas do seu público-alvo, a enviar um conteúdo de qualidade, que poderá gerar novos leads e a interagir com o público de forma automatizada, fazendo com que a conversa possa fluir mais facilmente, sem a necessidade de alguém para ficar, a todo momento, disponível para responder os clientes.

Além disso, uma estratégia de WhatsApp marketing eficiente também pode trazer benefícios no que diz respeito à solicitação de feedback dos clientes sobre os produtos ou serviços oferecidos, a qualificar contatos a partir do interesse da comunicação, a confirmar se os produtos foram entregues devidamente ou se o serviço foi realizado de forma satisfatória e, por fim, para permitir uma maior proximidade com leads e clientes.

É importante destacar que o WhatsApp, embora seja um canal interessante, deverá ser utilizado na medida certa. Mantendo a atenção equilibrada com o seu público durante todo o processo, por meio de um follow up, pode auxiliar no aumento da taxa de conversão, independente do seu tipo de negócio. Neste sentido, a Letalk pode te ajudar com o sistema de WhatsApp marketing.

Tenha um sistema WhatsApp marketing

Fazer disparo de Whatsapp marketing requer muita atenção, pois você pode se comunicar com centenas de pessoas ao mesmo tempo. No entanto, enviar mensagens manuais não permite que você tenha um volume de vendas alto, certo?

Por isso, ter uma ferramenta de automação para WhatsApp vai te trazer mais agilidade e comodidade e também impulsionar suas vendas.

Com a Letalk, por exemplo, você consegue fazer disparos em massa no WhatsApp e atingir um alto volume de pessoas. Além disso, é possível configurar gatilhos que podem ser acionados a partir da ação do seu cliente. 

Se você comercializa infoprodutos, por exemplo, você pode integrar a Letalk com a Hotmart e enviar uma mensagem de boas-vindas assim que ele comprar seu produto digital. 

Ou, se faz vendas de roupas online, é possível integrar a Letalk com seu sistema de e-commerce, por exemplo, para enviar uma mensagem ao seu cliente assim que o produto sair para entrega. 

Viu como criar uma estratégia de WhatsApp marketing é mais simples do que você imaginava? Aproveite para conhecer a Letalk e impulsione seus resultados em vendas. Fale com um consultor!

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