Entenda como enviar uma mensagem de cobrança no WhatsApp

Mandar uma mensagem de cobrança para clientes pode ser uma tarefa desconfortável, tanto para o empreendedor, quanto para o devedor. Antes da popularização dos recursos tecnológicos, essas intimações para pagamentos eram feitas presencialmente. Mas agora, com o acesso a internet na maioria das casas brasileiras, o lembrete de dívida pode ser feito virtualmente, pelo WhatsApp

No entanto, é preciso ter cuidado na abordagem. Então, se você quer entender como enviar mensagem de cobrança sem ser apelativo ou rude, continue a leitura!

Tipos de mensagem de cobrança

Lançado em 2009, o WhatsApp se tornou uma das ferramentas de comunicação mais usadas entre os brasileiros, com mais de 147 milhões de contas no país. Isso faz do Brasil o segundo país com o maior número de usuários, ficando atrás apenas da Índia.

De modo geral, a ferramenta possui dois tipos de perfis: um voltado aos negócios, o WhatsApp Business, e outro para pessoa física, o WhatsApp normal. Embora as duas ferramentas possuam algumas diferenças bem pontuais, ambas têm o mesmo objetivo: a troca de mensagens instantâneas virtualmente

E isso, de fato, pode ser bem interessante. Afinal, nada melhor para cobrar uma pessoa do que acessar seu canal de comunicação direto, certo? No entanto, antes de fazer qualquer tipo de abordagem nesse sentido, é necessário ter cuidados para enviar o conteúdo certo, para a pessoa certa. 

A seguir, listamos os principais tipos de cobrança que você pode enviar pelo WhatsApp.

Aviso de vencimento automático

Em síntese, este tipo de mensagem de cobrança tem o objetivo de alertar ao cliente que algo está para vencer (ou já venceu), e que precisa fazer a renovação. Lembretes como esses podem ser enviados antes da data de vencimento, no dia do vencimento ou até mesmo depois que o pagamento estiver em atraso. 

Lembrete de negociação

Este tipo de mensagem é enviado, basicamente, nos casos onde a empresa deseja negociar uma dívida com o cliente para o pagamento. Na maioria das vezes, a transmissão acontece alguns dias após o vencimento de sua fatura

Comunicado de negativação

Em casos mais extremos, algumas empresas optam por utilizar um serviço de crédito, como Serasa ou SPC, por exemplo, a fim de negativar o CPF do cliente. Mas antes de enviar os dados do devedor para esses serviços, o ideal é comunicá-lo sobre esta ação e disponibilizar uma última alternativa para quitar seus débitos com a empresa.

Como mandar mensagem de cobrança pelo WhatsApp?

Antes de mais nada, é importante mencionar que, para mandar uma mensagem de cobrança no WhatsApp, é preciso:

  1. Ter uma conta no WhatsApp Business (de preferência);
  2. Investigar a ficha cadastral e de pagamentos do cliente;
  3. Verificar as faturas em aberto;
  4. Redigir o comunicado no WhatsApp;
  5. Disparar a mensagem. 

Além disso, é necessário conferir todas as informações antes de enviar a mensagem de cobrança para ter certeza que ela chegará ao cliente certo. Isso porque comunicar a cobrança para a pessoa errada pode causar um atrito no relacionamento entre empresa e cliente e prejudicar toda a sua operação.

Mensagem de cobrança pelo WhatsApp para muitas pessoas

Algumas empresas possuem uma grande base de clientes inadimplentes. Nesses casos, seguir o passo a passo anterior é quase impossível. Por esta razão, uma das melhores saídas é contratar uma ferramenta de automação do WhatsApp, como a Letalk

Por meio dela, você consegue fazer a integração de sua plataforma de pagamentos com sua conta do mensageiro instantâneo e configurar um ou mais gatilhos de vencimento

Por exemplo, se você fornece a licença de uso de um sistema com pagamento mensal recorrente, será possível configurar um gatilho dizendo que sempre que a fatura tiver vencido há um dia é necessário enviar a mensagem X para aquele cliente. 

Assim você consegue fazer comunicações mais assertivas, mais rápidas e menos custosas no ponto de vista de operação.

Modelos de mensagem de cobrança no WhatsApp

Existem diferentes formas de comunicar uma mesma informação. Mas, em todos os casos, escolher o tom de voz correto nesses comunicados pode tornar a experiência de seu cliente menos traumática

Para te ajudar nessa tarefa, abaixo, listamos alguns modelos de mensagens que você pode copiar, adaptar e enviar para seus devedores. Sendo assim, veja cada uma delas! 

Mensagem de cobrança engraçada no WhatsApp

As mensagens de cobrança engraçadas dão um toque de humor nesse momento tenso. No entanto, é preciso ter cuidado para não se enviar uma comunicação engraçada demais que não será levada a sério

Veja alguns exemplos interessantes:

  • Dizem que tudo que vai volta, no entanto nosso produto/serviço foi e o pagamento não voltou;
  • Hoje é seu dia de sorte! Você foi o escolhido para zerar suas dívidas conosco. Entre em contato com um de nossos consultores para negociar este prêmio!
  • Rosas são vermelhas, borboletas são azuis. Paga o que me deve, pelo amor de Jesus. 

Cobrança amigável mensagem de cobrança para clientes WhatsApp

As cobranças amigáveis costumam ser melhor recebidas. Nesse caso é necessário enviar uma comunicação firme, educada e simpática. Confira alguns exemplos: 

  • Mensagem de cobrança inicial
    Oi, [NOME], como você está? Não conseguimos identificar o pagamento da fatura X. Como você costuma pagar na data correta ficamos preocupados, está acontecendo algo?

  • Mensagem de negociação
    Ei, [NOME], tudo bem? Estamos passando para comunicar nosso dia X. Neste dia, nossos especialistas estarão de plantão para negociação de dívidas. O evento acontece no dia Y, das X horas às XX horas. Participe!

  • Mensagem de colaboração
    Oi, [NOME], como andam as coisas? Nossa equipe está com um problema e pensamos que você poderia nos ajudar. A fatura X, no valor Y, que venceu no dia XX/XX ainda não foi compensada. Gostaríamos de saber se o pagamento foi feito na data sugerida. Você pode conferir por gentileza?

Por que contratar uma ferramenta para envio de mensagens de cobrança no WhatsApp?

Antes de qualquer coisa, é preciso destacar que este é um processo sério e muito delicado. Afinal, um erro pode causar até um processo judicial. Por esta razão, deve ser feito com muita cautela. 

De modo geral, uma ferramenta e automação de envio de mensagens pode te ajudar a:

  • Enviar a mensagem no momento certo;
  • Comunicar a cobrança de forma adequada;
  • Respeitar os horários estabelecidos para o envio da cobrança;
  • Diminuir os custos operacionais com equipe;
  • Aumentar sua taxa de clientes adimplentes. 

A Letalk, por exemplo, possui um grande leque de ferramentas parceiras para atender as necessidades dos mais variados tipos de clientes. Além de mensagens de cobrança, você também pode usá-la para fazer um marketing via WhatsApp realmente eficaz. 

Portanto, aproveite para conversar com um de nossos consultores e conheça mais sobre as automações que a Letalk oferece!

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