Entenda como gerar seu link WhatsApp e como usar de forma estratégica

Gere seu link do WhatsApp utilizando o chat abaixo:

Sabe o que é incrível? Ter um link do WhatsApp! É como um atalho mágico que aproxima as pessoas de você em um piscar de olhos. Imagina só: elas clicam no link e BAM! Já estão na conversa com você, sem precisar anotar números, salvar contatos ou fazer malabarismos no aplicativo.

E o melhor? Quanto menos passos, mais fácil fica. Menos enrolação para os usuários e mais chances de você receber um montão de mensagens legais! Vou te mostrar como criar esse link maravilhoso e usar ele de um jeito bem estratégico. Continua aqui comigo!

Como gerar o link WhatsApp?

Tá curioso pra saber como gerar esse link do WhatsApp? Relaxa, é moleza!

  1. Primeiro, dá um pulo no WhatsApp e abre as configurações.
  2. Clica lá em “Ferramentas Comerciais”.
  3. Desce a tela e encontra o “Link Curto”.
  4. Se quiser, manda uma mensagem de “Oi” personalizada (opcional, mas é simpático 😉).
  5. Copia o link, manda pros amigos e espalha a notícia!

Ah, um detalhe: esse truque aí é mais pra contas comerciais, mas fica tranquilo, também tem uma alternativa pra contas pessoais. Olha só!

Botão WhatsApp para site

Se você tem um negócio online, vende coisas legais na internet ou só quer bater um papo, dá pra botar um botãozinho do WhatsApp no seu site. É tipo um “Vem conversar comigo!” digital. Quer ver como fazer isso? Tem um vídeo massa aqui:

Criar link no gerador de link WhatsApp

Agora, se você é da turma que gosta de colocar a mão na massa, tem uma galera que criou ferramentas não oficiais pra fazer esse link de um jeito fácil. Bora conferir como fazer isso?

  1. Entra nesse site amigo aqui: https://www.convertte.com.br/gerador-link-whatsapp/.
  2. Bota o seu número lá e, se quiser, uma mensagem maneira.
  3. Clica no botão mágico “Gerar Link”.
  4. Copia o link que aparecer e manda pros amigos.

Aviso importante: saca só se a ferramenta é confiável antes de usar. A gente não quer maldades online, né?

Wa.me criar link WhatsApp

Se você quiser criar seu link manualmente também é possível. Veja como é simples:

  1. Digite o endereço “https://wa.me/<number>”;
  2. No lugar de “<number>” substitua pelo seu número de celular em formato internacional, sem espaços ou traços;
  3. Pronto! Seu link está pronto. 

Ele deve ficar mais ou menos assim: wa.me/552196312XXXX

Contudo, antes de compartilhar com o pessoal, recomendamos que você faça o teste para validar se realmente está tudo certo.

Link de grupo no WhatsApp

Criou um grupo público e quer convidar o pessoal?  O WhatsApp também permite que você crie um link para que as pessoas acessem seu grupo diretamente. Siga o passo a passo para criar seu link de grupo no WhatsApp:

  1. Vá até a descrição do grupo;
  2. Role a página até encontrar a opção “Convidar via link”;
  3. Envie, copie ou gere um QR Code com seu link de grupo o WhatsApp;
  4. Pronto! Só mandar pra geral e esperar a galera entrar. 

Ah! Esse caminho está disponível apenas se você for o administrador do grupo. Caso contrário, você precisa solicitar esse link às pessoas administradas.

Encurtador de link do WhatsApp

Na maioria das vezes que você gerar seu link WhatsApp, vai perceber que a URL fica muito extensa. Além de serem difíceis de copiar, as pessoas podem desconfiar que seja um link malicioso. Nesse caso, o ideal é fazer o encurtamento deste link. Felizmente, você pode usar ferramentas gratuitas disponíveis no mercado, como:

  • bit.ly
  • encurtador.com.br
  • url.gratis
  • cutt.ly/pt
  • abre.ai

O funcionamento delas é bem simples. Primeiro, você precisa colar a URL original no campo indicado. Em seguida, basta criar um apelido para identificar aquele link e confirmar a operação. Depois, é só copiar o link gerado e compartilhar.

Além disso, é importante destacar que algumas dessas ferramentas ainda fornecem um sistema de métricas para você acompanhar quantos cliques aquele link recebeu. Isso pode ser útil, por exemplo, para você mapear o nível de interesse das pessoas, visto que algumas até chegam a clicar no link, mas não concluem o envio da mensagem. 

Ou ainda, você pode compartilhar um link num espaço exclusivo e mensurar o quanto de retorno aquele espaço está te trazendo em volume de contatos.  

Como colocar link do WhatsApp no Instagram

Você deve saber que o Instagram, Facebook e WhatsApp fazem parte do mesmo grupo organizacional, certo? Há alguns anos a empresa busca integrar essas ferramentas cada vez mais. Uma dessas integrações, por exemplo, permite que você adicione um botão de WhatsApp no seu perfil do Instagram

A seguir, veja o passo a passo completo:

  1. Acesse seu perfil no Instagram;
  2. Clique em “Editar perfil”;
  3. Selecione “Opções de contato”;
  4. Clique no campo “Telefone do WhatsApp Business”;
  5. Adicione seu número de WhatsApp;
  6. O Instagram enviou um código no seu WhatsApp que você deve adicionar no campo indicado; 
  7. Pronto, essa opção de contato já ficará disponível. 

Esse passo a passo funciona apenas para contas comerciais do Instagram e WhatsApp. Se você tiver um perfil pessoal nas duas redes, terá que migrar para a conta comercial. Ademais, se você quiser manter seu perfil pessoal, poderá gerar um link do WhatsApp de maneira tradicional e colocar em sua biografia como se fosse um link para site.

Por que ter um WhatsApp link?

Agora, por que essa história de link do WhatsApp é tão legal? Olha só: é fácil de compartilhar, seguro (dá pra checar o perfil antes de mandar mensagem), e ainda dá liberdade pros amigos decidirem se querem bater um papo ou não. Eles clicam, dão uma olhada, e escolhem se mandam mensagem ou não. Nada de encher a agenda de contatos sem necessidade!

Quer saber mais sobre como a Letalk pode te ajudar a arrasar nas vendas pelo WhatsApp? Fale com um de nossos consultores! ✨📱

É tão simples que parece mágica

Atender muitas leads no WhatsApp não precisa ser sempre tão trabalhoso, atenda milhares de leads de uma vez, como num passe de mágica com a Letalk!

É tão simples que parece mágica

Atender muitas leads no WhatsApp não precisa ser sempre tão trabalhoso, atenda milhares de leads de uma vez, como num passe de mágica com a Letalk!

Assine nossa newsletter

Receba no seu E-mail os nossos mais novos artigos!

Tudo sobre vendas, marketing, atendimento ao cliente e tecnologia!