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Entenda como criar um funil de vendas no WhatsApp

As vendas digitais amadureceram bastante no Brasil, principalmente as compras pelas redes sociais, no entanto, poucos lojistas sabem como de fato fazer um funil de vendas no WhatsApp.

Ter um funil de vendas dedicado ao mensageiro online é uma das boas práticas para você conseguir alcançar um público maior e consequentemente vender mais. 

Quer entender mais sobre o assunto, leia este artigo completo!

O que é funil de vendas

O funil de vendas é uma estratégia utilizada no marketing para identificar os diferentes estágios de compra de um cliente.

Todos nós passamos por 3 momentos antes de comprar:

  • • entendemos que temos um problema;
  • • buscamos uma solução;
  • • depois decidimos com quem iremos executar aquela solução. 

Nem sempre seguimos essa ordem, porém, na maioria das vezes vivenciamos uma dessas etapas antes de fazer uma compra, ainda mais se ela tiver um valor alto.

O funil de vendas do WhatsApp segue uma lógica parecida, e você precisa entender essas etapas para segmentar as pessoas que entram em contato com sua empresa e entregar a comunicação certa. 

Topo de funil no WhatsApp

A etapa conhecida como topo de funil representa aquele momento em que a pessoa possui uma determinada necessidade mas ainda não sabe muito bem o que é

Sabe quando você está com fome, mas não sabe o que comer? Pois é, nesta situação você estaria no topo do funil. 

Trazendo essa lógica para o WhatsApp, uma pessoa no estágio de topo de funil é aquela que sabe que está sentindo frio, por exemplo, mas não sabe que a blusa de lã é uma das mais quentinhas

Ela pode entrar em contato com sua empresa por outras redes sociais e ser direcionado ao atendimento via WhatsApp.

Meio de funil no WhatsApp

As pessoas que compõem esta etapa já têm consciência da solução que vai resolver sua questão. Porém, ela ainda não sabe quem ou como ela vai executar essa ação. 

Seguindo o exemplo anterior, depois que a pessoa conversa com um atendente ela passa a entender que para se esquentar será necessário comprar uma blusa de frio. 

Mas diante de tantas opções ela fica na dúvida de qual é a mais adequada para o seu caso

Fundo de funil no WhatsApp

Nesta etapa do funil de vendas o cliente já sabe que precisa comprar uma blusa de frio feita de lã da marca X, no entanto ela ainda não sabe onde comprar

Aqui o responsável por este atendimento precisa quebrar objeções e criar argumentos de convencimento para que aquela pessoa realize a compra.

É nesse momento que o possível cliente vai tomar a decisão de compra.

funil de vendas no whastapp

Como montar um funil de vendas no WhatsApp?

Para montar um funil de vendas no WhatsApp você precisa entender os conceitos acima e:

  • • Entender bem o seu cliente;
  • • Conhecer bem seu produto;
  • • Saber como segmentar seu público;
  • • Ter uma estratégia de vendas afiada.

Entendendo comportamento de compra no WhatsApp

Entender o seu público é essencial para compreender sua jornada de compra. Normalmente existe um padrão de comportamento que as pessoas têm até chegarem até você

Portanto é necessário aprender esse caminho para construir mensagens que vão ter sucesso no envio.

O ideal é que você construa uma persona, um personagem semi ficcional que contenha as característica de seu cliente ideal.

Dessa forma você vai conseguir ter um pouco mais de contexto para criação de sua estratégia.

Conheça seu produto para vender bem no WhatsApp

Quanto custa seu produto? Qual o benefício do seu produto para o cliente? Qual seu diferencial? Quais são as objeções dos clientes nos momentos de compra?

As respostas dessas questões precisam estar claras na sua mente para criar argumentos sólidos no momento da venda. 

Estes argumentos também devem ser adaptados ao contexto de cada etapa do funil e vendas no WhatsApp.

Segmente seu público no WhatsApp

Segmentar é o ato de separar e categorizar os clientes em cada etapa do funil. Quando se tem um alto volume de possíveis clientes entrando em contato, essa segmentação se faz muito necessária.

Para quem usa a versão Business do WhatsApp, a melhor forma de criar essas segmentações é por meio das etiquetas. 

As etiquetas são marcações que permitem o agrupamento de indivíduos em categorias, isso faz com que você consiga acompanhar o momento de cada contato.

Por meio desta segmentação você consegue enviar mensagens automatizadas com diferentes tipos de argumentos, mais agressivos para quem está no fundo de funil, ou mais brandos para quem está no topo.

  

Crie uma estratégia de vendas no WhatsApp

Vender de forma online é muito diferente do que presencialmente. No contexto digital as pessoas precisam de mais informações para decidirem se vão comprar ou não.

Por exemplo, quem vai comprar uma roupa na loja física conta com um provador para ver o cimento daquela peça no corpo. 

Lá ela provavelmente não vai ficar perguntando quantos centímetros tem a manga da camisa, pois ela está vendo ali.

No entanto, nas vendas pelo WhatsApp o usuário perde esse contato e precisa ser guiado por quem está lhe atendendo. Essa pessoa precisa do máximo de informações detalhadas que você puder enviar. 

Ainda tem dúvida sobre estratégias de Whatsapp? Aqui vamos te mostrar como criar um link do Whastapp e usar de forma estratégica

Etiquetas do WhatsApp

As etiquetas do WhatsApp também servem para segmentar pessoas até mesmo depois da compra. Assim você pode vender mais para a mesma pessoa

Por exemplo, se uma pessoa vai até uma loja de um pet shop e compra um saco de ração para gato, supõe-se que ela tem um gato em casa. 

Gatos gostam de brinquedos para correr atrás, arranhar ou subir. Nesse caso, você pode criar uma etiqueta escrito “cliente gato comprou ração” e criar uma automação que eu dispara mensagens com ofertas de produtos para gatos

Além de enviar uma comunicação segmentado com os possíveis interesses daquela pessoa, você também contribui para que ela melhore o bem estar do seu pet.

No entanto, antes de enviar uma mensagem para qualquer pessoa, lembre-se de solicitar a autorização dela

Enviar conteúdo publicitário para aqueles que não desejam pode surtir um efeito muito negativo para sua marca e até o banimento da sua conta no WhatsApp.

Gosto de entender mais sobre o funil de vendas no WhatsApp? Aproveite para conhecer nosso sistema de automação e impulsione suas vendas. 

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