Como abordar o cliente pelo WhatsApp? 

Saber como abordar o cliente pelo WhatsApp é de grande importância para que as empresas consigam lucrar nos dias de hoje. Isso porque ele é um dos principais meios de comunicação, e deve ser utilizado para entrar em contato com os clientes tanto na venda quanto pós-venda. 

Existem diversos benefícios em utilizar o WhatsApp para esse fim, como comunicação mais rápida e menos burocrática. 

Além disso, você também pode utilizar mensagens automáticas de saudação e ausência, disponibilizar catálogo virtual de seus produtos, entre outros serviços.  

Para saber como abordar o cliente pelo WhatsApp, confira as dicas que passaremos a seguir.  

Como abordar um cliente pelo WhatsApp? 

O WhatsApp é um dos aplicativos de comunicação mais relevantes da atualidade. Estima-se que 98% dos brasileiros têm o aplicativo como preferido para enviar mensagens.

Dessa forma, ele é o ideal para que as empresas possam conversar com os clientes, desde a etapa do fechamento de um negócio até o pós-venda.  

Saber abordar o cliente pelo WhatsApp é essencial, já que, caso isso seja feito de maneira incorreta, pode causar uma má impressão. Além disso, seu perfil pode ser denunciado como SPAM. 

Para que isso não aconteça, você pode conferir as dicas que passaremos a seguir.  

1. Utilize o WhatsApp Business 

Utilize o WhatsApp Business

O WhatsApp Business é a versão exclusiva do aplicativo para as empresas. Ele oferece opções que não existem no aplicativo padrão:

  • Mensagens automáticas;
  • Catálogo de produtos;
  • Mensagens rápidas;
  • Mensagens interativas;
  • Etiquetas para categorizar contatos;
  • Pagamentos pela plataforma, entre outros.  

Ele ajuda bastante nas interações comerciais, além de permitir profissionalizar a conta. 

Muitos clientes ao receberem mensagem de uma empresa, acabam desconfiando se ela vem da versão normal do aplicativo. Por isso, o WhatsApp Business é o ideal para fazer a abordagem com o cliente. 

2. Informe ao cliente como conseguiu seu contato 

Informe ao cliente como conseguiu seu contato 

O WhatsApp é um aplicativo pessoal. Então, espera-se que somente os contatos enviem mensagens. 

Mas ele pode ser utilizado para fins profissionais. Afinal, esse é um meio de comunicação que possibilita contato mais direto com o cliente. 

Entretanto, você não deve ser invasivo e inconveniente .Isso pode incomodar os clientes. Para não causar estranheza ao entrar em contato, é preciso informar ao cliente como você conseguiu chegar até ele. 

Isso pode ser feito através de uma indicação, interação nas redes sociais ou por algum comentário em grupo no WhatsApp. 

Avisar como você conseguiu o contato dá uma sensação de segurança ao cliente e evita que a empresa seja confundida com um SPAM. 

3. Evite mensagens mais longas 

mensagens longas

Uma das dicas mais importante de como abordar o cliente pelo WhatsApp é ficar atento ao tamanho das mensagens que serão enviadas. 

Isso porque elas podem ser irritantes. 

É preciso ter em mente que o aplicativo é um canal de mensagens rápidas. Então, mensagens muito longas devem ser evitadas. Se necessário, envie várias mensagens, porém curtas.  

Mensagens muito longas são cansativas e fazem com que o cliente perca o interesse em ler. Já as mensagens curtas facilitam a legibilidade e são mais amigáveis ao leitor.

Além disso, elas acabam aumentando as chances de conseguir uma resposta. Muitas pessoas deixam mensagens longas para ler depois e podem acabar esquecendo de responder. 

4. Faça mensagens personalizadas 

Faça mensagens personalizadas

O WhatsApp deve ser utilizado para mandar mensagens diretas para abordar um cliente. Assim, para manter a personalização, é importante mandar mensagens específicas.

Por se tratar de um canal direto, essa personalização é fundamental, mas cuidado para não exagerar e acabar parecendo com um chatbot.  

5. Direcione o cliente para uma ligação 

 Direcione o cliente para uma ligação 

Uma das opções de como abordar o cliente pelo WhatsApp é oferecer opções que vão além das mensagens. 

Isso porque, apesar de elas serem mais práticas, o aplicativo oferece a opção de fazer uma ligação. Através desse recurso, você consegue ser mais assertivo para apresentar seus produtos ou serviços e agendar uma reunião.  

Além do mais, é pela ligação que os vendedores conseguem utilizar um tom de voz mais agradável. Assim, conseguem gerar mais engajamento. 

O que vai definir isso é a abordagem utilizada. Mas é claro, também é importante saber se o cliente prefere ou não receber uma ligação.

Abordar o cliente pelo WhatsApp: utilize o follow up

O follow up é uma estratégia que pode auxiliar a fidelizar o cliente. Esse termo não significa nada mais do que o acompanhamento que a empresa ou o vendedor mantém com o cliente, por meio das redes sociais. Ou seja, é o processo de manter o contato com o lead durante o processo de compra até o encerramento.  

Por se tratar de um relacionamento com o cliente, é necessário que o vendedor ou a empresa utilize as técnicas corretas, para que o cliente não se afaste. O primeiro passo é ter uma razão para entrar em contato com o cliente. Isto é, não se recomenda que a mensagem seja enviada apenas para “manter contato”.

Além disso, ao terminar uma conversa, deixe claro na última mensagem qual será o próximo passo. Os passos agendados podem fazer com que o follow up se torne mais efetivo. Lembre-se de, ao final de cada conversa positiva, enviar um resumo daquilo que foi discutido, e solicite uma confirmação do cliente.

É importante que as intenções estejam claras em cada passo, para que não haja confusões ou desentendimentos após a conversa. Se necessário, é possível manter um cronograma para manter o contato com o cliente.

O follow up é um mecanismo interessante para que seja possível alinhar as expectativas do cliente e dos consumidores com o time de vendas da empresa, se bem utilizado.

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