Letalk – Automatização para WhatsApp

CASO DE SUCESSO

VK Digital

A VK Digital é uma das principais agências de lançamento do Brasil e a maior de Minas Gerais. Hoje são responsáveis pelo lançamento e venda de infoprodutos dos principais produtores do mercado.

 

Em seu portfólio, a empresa conta com clientes como Whindersson Nunes, Marcelo Távora, Rodrigo Cintra e outros grandes nomes. A empresa tornou-se referência no mercado de lançamentos e é conhecida nacionalmente pelos seus projetos. 

Dores que a VK enfrentava

Sabemos que as estratégias relacionadas a aquisição ativa de clientes demoram para trazer retorno e que o mercado está cada vez mais distante. 

 

Pensando em uma estratégia de conversão que “abraçasse” o lead de ponta a ponta, a VK procurava um canal de atendimento e notificação que fosse versátil, dinâmico e com alta adesão pelo seu público. 

 

As taxas de abandono de carrinho eram outra preocupação. Com a baixa adesão aos e-mails, muitas compras que eram notificadas por esse canal não eram concluídas por falta de adesão do público. 



Retenção e relacionamento

Encantar o cliente desde o primeiro contato e tornar a sua experiência junto com a empresa muito mais ativa e dinâmica era o principal objetivo da VK quando encontraram a Letalk.

 

 

O time de CS da VK identificou um gap no seu processo de implantação que poderia ser facilmente resolvido com contatos ativos e uma estratégia de relacionamento omnichannel

 

 

Com o auxílio da Letalk eles reduziram o tempo de atendimento dos clientes, otimizaram a rotina dos atendentes, criaram conexões mais sólidas com os seus compradores além de conseguir mais interação dos mesmos. Já que as estratégias usadas anteriormente eram focadas em troca de emails e não haviam uma taxa de conversão e adesão significativa.

Estratégia de Conversão

Antes do WhatsApp

Os contatos via Whatsapp eram feitos manualmente, exigindo muito tempo e preparo da equipe de atendimento. 

 

A estratégia de interação com possíveis clientes era focada em e-mails, onde tinham poucas respostas e uma baixa taxa de conversão. 

 

Não possuíam um fluxo de interação e notificação omnichannel (multicanais), reduzindo a captação de clientes e limitando o contato pós venda. 

Depois da Letalk

Conseguiram otimizar o atendimento dos clientes, reduzindo interações repetitivas e complicadas. Focando sua equipe no que realmente importa. 

 

Aumentaram a aquisição de clientes com o uso da estratégia de interação multicanal. 

 

Automatizaram o envio de notificações e follow ups expandindo as vendas e reduzindo a recuperação de carrinhos em seus lançamentos. 

Estratégia de Retenção

O time de Sucesso do Cliente (CS) identificou que os clientes estavam consumindo poucos conteúdos produzidos pela equipe. Eram enviadas newsletter por email notificando a base sobre novos conteúdos e sobre tendências da fotografia, etc. No entanto, ao rodar uma pesquisa foi possível perceber que poucos clientes estavam realmente consumindo os novos conteúdos, mesmo eles informando que havia interesse nesse sentido. 

 

Como solução, foi proposto que os clientes recebessem uma versão dessa newsletter semanalmente por WhatsApp. Ao final de todas as mensagens enviadas, havia a informação de descadastramento. Após envios semanais por 6 meses, somente 0,97% da base solicitou sair.

Resultados

Antes do WhatsApp Com WhatsApp

Taxa de abertura

9,6%

90%

Taxa de clique

1,7%

18%

Taxa de Resposta

0%

18%

Taxa de Conversão do Trial 

8%

12%

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