CASO DE SUCESSO

Como a Picsize aumentou a entrada de novas receitas em 55% em um único mês com o WhatsApp

A Picsize é uma plataforma para fotógrafos que permite que seus clientes profissionalizem e otimizem todo o processo após a realização de um ensaio: desde a seleção das fotos até o envio dos arquivos em alta resolução. 

 

O modelo de negócio da Picsize é um SaaS (Software as a Service), o que significa que os clientes pagam uma assinatura mensal ou anual para continuar utilizando o sistema. Além disso, é importante informar que é liberado um teste grátis de 14 dias para que os leads conheçam a plataforma antes de contratar.

Dores que a Picsize enfrentava

O mercado da fotografia é muito nichado e a principal dor da Picsize estava na aquisição de clientes. Nesse sentido, foi necessário que fossem feitas mudanças a respeito da atração e também da conversão. 

 

A principal estratégia criada foi a utilização do WhatsApp como canal de comunicação com os clientes. Esse mensageiro já era o único canal de atendimento passivo e passou a ser também um importante canal de comunicação ativo. A utilização do WhatsApp passou a ser importante em todas as etapas da comunicação do lead e cliente com a Picsize.

WhatsApp em toda a jornada do cliente

Para atrair novos clientes para iniciar o teste foi inserido um botão de conversão do WhatsApp na home do site. Esse botão é um recurso grátis que a Letalk oferece para quem quiser aumentar a taxa de conversão do site, chamado WhatsApp Trigger.

 

Esse botão é uma forma de chamar a atenção do visitante do site e propor um diálogo individual com quem está em uma etapa mais avançada na intenção de compra. É uma forma de contemplar aqueles usuários que querem levantar a mão.

Estratégia de Conversão

Antes do WhatsApp

Para ajudar nessa decisão, várias estratégias são utilizadas. Antes da implementação do WhatsApp na estratégia, o time de marketing focava quase 90% do esforço em criar e otimizar fluxos de email que são enviados para todos os leads que estão em trial. Esse esforço é conhecido como Onboarding, ou seja, ensinar o lead a utilizar e ver vantagem na plataforma.

Depois do WhatsApp

A estratégia de WhatsApp foi implementada em conjunto com a estratégia de email, inclusive utilizando a mesma plataforma. Através de uma integração da Letalk com o Active Campaing, foi possível utilizar a mesma estrutura dos emails que já estava sendo otimizada há alguns meses e incluir o WhatsApp para potencializar ainda mais. 

 

Diferente da estratégia de email, as mensagens no WhatsApp são mais espaçadas e incentivam um diálogo maior entre o lead e a equipe de marketing. A estrutura do fluxo ficou:

 

  • Mensagem 1: Apresentação da pessoa que irá enviar as mensagens + autorização para continuar mandando mensagem por esse canal
  • Mensagem 2: Breve apresentação dos recursos 
  • Mensagem 3: Pergunta sobre andamento do teste + cupom
  • Mensagem 4: Oferta

Estratégia de Retenção

O time de Sucesso do Cliente (CS) identificou que os clientes estavam consumindo poucos conteúdos produzidos pela equipe. Eram enviadas newsletter por email notificando a base sobre novos conteúdos e sobre tendências da fotografia, etc. No entanto, ao rodar uma pesquisa foi possível perceber que poucos clientes estavam realmente consumindo os novos conteúdos, mesmo eles informando que havia interesse nesse sentido. 

 

Como solução, foi proposto que os clientes recebessem uma versão dessa newsletter semanalmente por WhatsApp. Ao final de todas as mensagens enviadas, havia a informação de descadastramento. Após envios semanais por 6 meses, somente 0,97% da base solicitou sair.

Resultados

Antes do WhatsApp Com WhatsApp

Taxa de abertura

9,6%

90%

Taxa de clique

1,7%

18%

Taxa de Resposta

0%

18%

Taxa de Conversão do Trial 

8%

12%

Faça como a Picsize e comece agora a aumentar suas conversões