Ter uma conta no WhatsApp para e-commerce é uma das estratégias mais inteligentes para quem quer vender mais. O mensageiro online é referência em comunicação digital sendo utilizado por 80% da população brasileira.
Com a estratégia e ferramentas certas você pode diminuir a taxa de abandono de carrinho, melhorar a experiência do seu usuário e consequentemente aumentar seus lucros.
Quer conhecer 5 dicas para vender mais na sua loja virtual através do WhatsApp? Então siga a leitura!
Como usar o WhatsApp para E-commerce?
O WhatsApp se tornou uma ferramenta que vai além das mensagens de texto, hoje a utilizamos para enviar fotos, vídeos, fazemos ligações (áudio e vídeo) e podemos enviar dinheiro por meio da plataforma.
Tantas funcionalidades torna o mensageiro online num dos sistemas mais completos quando se fala em atendimento, vendas e relacionamento. Por isso, você pode ter um número de WhatsApp para:
- • Suporte: nem sempre nossa loja online funciona como deveria ou às vezes o cliente não consegue utilizar a plataforma da forma correta, disponibilizar um atendimento via WhatsApp pode mitigar esses problemas e ajudar o cliente a alcançar seu objetivo.
- • Ouvidoria: desde pequenas empresas até grandes instituições, ter um setor para ouvir as reclamações dos seus clientes é muito importante. O WhatsApp facilita esse contato e permite que os clientes insatisfeitos tenham seus problemas resolvidos.
- • Relacionamento: normalmente as vendas no e-commerce são mais frias pois não há contato humano para ajudar os clientes na compra, como o WhatsApp, embora ainda permita ter aquele contato físico, permite que sua empresa se aproxime mais dos compradores e construa uma relação de confiança.
- • Comunicação de vendas: o WhatsApp viu o potencial de vendas que a plataforma possui e lançou sua área de pagamentos aqui no Brasil, isso facilitou a forma como as pessoas adquirem seus produtos e ter uma comunicação assertiva pode ser a chave para vender mais.
Embora você possa usar o WhatsApp em todos esses casos, ter um número dedicado às vendas do seu e-commerce é uma boa tática para aumentar seu faturamento. Te mostramos algumas dicas a seguir!
Dicas para vender mais na sua loja virtual com WhatsApp
Vendas, essa é a palavra que todo empresário não para de pensar, afinal, sem elas não há empresa, certo?
O mundo online permitiu a expansão da fronteira de alcance e permitiu atingir mais pessoas com menos esforço, porém, para ter êxito nessa empreitada é necessário pensar de maneira inteligente.
Veja algumas formas de usar o WhatsApp para e-commerce e coloque cada uma em prática, temos certeza que você vai conseguir melhorar suas vendas!
Use o WhatsApp Business
O WhatsApp possui duas versões de seu aplicativo: a versão simples para os usuários que só querem se comunicar e a versão business que possui mais funcionalidades dedicadas às empresas.
A versão empresarial do app, além de ter mais recursos para efetuar uma venda, também transmite mais credibilidade para os compradores. Se você ainda usa uma conta pessoal no seu e-commerce, recomendamos fazer a migração.
🚨 Atenção: No processo de migração não é possível recuperar as mensagens de uma conta pessoal na conta business, antes de começar o processo, faça o backup de suas conversas.
Deixe um atalho para o WhatsApp em seu site
Você já tem uma conta no WhatsApp para e-commerce, mas como divulgar isso? Uma das maneiras mais eficazes é deixar um atalho para o seu WhatsApp nas páginas da loja virtual.
Normalmente esse atalho aparece como um ícone da rede social no canto inferior da tela, sua presença é discreta, mas muito eficiente.
Na Letalk, você consegue criar esse atalho rapidamente, assim você consegue facilitar o contato do lead com o seu time de vendas ou suportecaptar mais informações do seu cliente antes mesmo que ele execute a compra e ainda começa uma relação amistosa com seu lead.
Crie uma automação para vendas e atendimento
Se você usa ferramentas de automação de e-mails como RD Station Marketing ou Active Campaign, sabe o quanto essas ferramentas são poderosas para atingir o cliente no momento certo por meio da automação.
Ao usar a Letalk, você consegue aproveitar essa automação para atingir seus leads e clientes também no WhatsApp. Por exemplo, se você já tem o número de uma pessoa que visitou sua loja mas não comprou, pode criar um fluxo de mensagens dedicadas a reativar essa pessoa.
Outro caso é relacionado àquelas pessoas que compram em seu e-commerce, já pensou em enviar uma mensagem de boas vindas, enviar mensagens de mudança de status da entrega e outras mensagens de acompanhamento periódicas?
Com a automação para WhatsApp isso é possível e com a Letalk você não paga caro por isso!
Tenha apenas 1 número para vários atendentes
Embora o e-commerce seja uma plataforma de vendas “autônoma”, existem muitas pessoas trabalhando por trás fazendo tudo acontecer. A área de atendimento não é diferente. Dependendo do porte do seu negócio, pode ter até mais de 5 atendentes.
Atualmente o WhatsApp não permite o uso de um mesmo número em mais de 4 dois celulares ou computadores e isso acaba limitando o potencial de uso da ferramenta, assim como aumentando os custos operacionais.
No entanto, hoje existem algumas plataformas no mercado dedicadas ao atendimento via WhatsApp, como a Letalk, permitindo que você use apenas 1 número que pode ser acessado por váriosaté 5 atendentes simultâneos.
Além disso, em nossa plataforma você consegue trabalhar com etiquetas, enviar fotos, vídeos, áudio e documentos.
Utilize bem a gestão de contatos
Ter uma boa gestão de contatos pode ser o diferencial que você precisa para melhorar seu processo de relacionamento em vendas.
Utilizar um funil de vendas no WhatsApp bem estruturado permite que você entenda melhor o momento do seu cliente para fazer uma abordagem comercial na hora certa.
Na Letalk, por exemplo, você consegue:
- • Ter contatos atualizados automaticamente a partir das conversas realizadas;
- • Fazer uma busca inteligente por contatos;
- • Aplicar filtros por tag.
Agora que você entende o poder do WhatsApp para e-commerce, que tal conhecer mais da Letalk? Temos um consultor dedicado para tirar suas dúvidas. Entre em contato agora mesmo!