whatsapp na black friday

Como utilizar o WhatsApp de forma estratégica na Black Friday 2021

Utilizar o WhatsApp na Black Friday não é fácil, ainda mais em grandes eventos comerciais, como a Black Friday onde várias empresas estão competindo pela atenção de seus compradores. 

No universo digital essa busca fica um pouco mais democrática, ofertando as mesmas ferramentas para captação da atenção das pessoas, no entanto é necessário usá-las de forma estratégica

Neste artigo vamos te apresentar dicas essenciais para você vender mais no WhatsApp durante a Black Friday 2021.  

Além disso, você vai conhecer o contexto atual do uso do app de mensagens em nosso país, informações importantes sobre a Black Friday de 2020 e as expectativas para o evento de 2021. 

Por fim, vamos te apresentar os principais cuidados que você precisa ter para não sofrer com penalizações relacionadas a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e também evitar que você ou seus clientes caiam em fraudes.

Leia com atenção e coloque tudo em prática hoje mesmo!

Estratégias para usar o WhatsApp na Black Friday 

Quando o assunto é estratégias para utilizar o WhatsApp na Black Friday, a Letalk entende bem. A seguir listamos as principais dicas e estratégias para você aproveitar a Black Friday em 2021. 

Configure seu perfil 

Um dos benefícios de usar o WhatsApp Business é a possibilidade de ter um perfil mais robusto de informações. 

Nele você consegue:

  • • configurar horário de atendimento;
  • • deixar um recado;
  • • colocar um link para o seu site;
  • • deixar seu catálogo visível;
  • • adicionar a localização da sua loja (se você atender em ponto físico);
  • • e muito mais.

Deixar essas informações atualizadas garante que o seu possível cliente entenda sua programação para a Black Friday e possa se organizar

Manter seu catálogo de ofertas atualizado é muito importante também, principalmente quando falamos de WhatsApp na Black Friday, como as compras digitais amadureceram, muitas pessoas podem preferir evitar filas e fazer as compras no conforto de sua casa. 

Esquente a sua base

Quando falamos da necessidade de esquentar sua base de clientes é fazer ações pré Black Friday que vão fazer com que as pessoas vejam e saibam que você vai colocar ofertas interessantes durante o evento

Mas Letalk, como eu faço isso? A preparação deve começar 1 mês antes da Black Friday de fato acontecer com um planejamento robusto de ofertas.

Depois de tudo organizado, crie um cronograma de comunicação para ser lançado 2 semanas antes das promoções. 

Nesta comunicação você precisa usar a criatividade para chamar a atenção do seu possível comprador, afinal, outras lojas também estarão disputando essa atenção. 

E quando dizemos outras lojas, são seus concorrentes diretos e não diretos. 

Por exemplo, se você vende produtos digitais, como um curso online, a loja que vende computador não é seu concorrente direto, porém na Black Friday ela pode roubar seu cliente e fazer com que ele compre um novo computador em vez dos seus cursos. 

Então, tenha atenção aos detalhes e faça com que sua audiência sempre lembre de você no momento da compra. 

Prepare seu atendimento

De nada adianta ter uma grande comunicação, ter o melhor preço, se o seu atendimento é ruim. 

Seja no mundo digital ou físico, um bom relacionamento com o cliente se faz essencial, ainda mais em momentos de eventos como esse, em que as lojas normalmente recebem um volume de pessoas maior do que estão acostumadas. 

O ideal é fazer um treinamento para toda sua equipe a respeito das ofertas que vão ser lançadas, assim como boas práticas de atendimento online e presencial

Nesse momento, ter pessoas preparadas para receber as pessoas interessadas em seu produto faz toda diferença.

Use uma ferramenta de automação

O WhatsApp hoje em dia é uma ferramenta muito robusta internamente e ganha ainda mais força quando é conectada a outras plataformas, como a Letalk. 

Ao utilizar uma ferramenta de automação você consegue importar todos os seus contatos e segmentá-los de maneira inteligente

Por exemplo, se você possui um curso online de fazer tricô, outro de bordado e outro de exclusivo de cortes finos para roupas, utilizar as etiquetas para segmentar os interessados em cada público pode te ajudar a construir uma comunicação mais assertiva.

Dentro da plataforma você também pode fazer o envio em massa. Esse recurso pode ser utilizado tanto no momento de esquenta da base, quanto no dia oficial da Black Friday com as ofertas. 

Esse envio em massa permite que você compartilhe a mesma mensagem para todos da sua lista de contatos de uma vez só. Isso poupa um baita tempo viu!

Outra possibilidade é fazer a integração do WhatsApp numa ferramenta externa que acionará gatilhos para que uma mensagem seja enviada. 

Se você tem um sistema de gestão para lojas de roupas, por exemplo, todas as vezes que alguém comprar seu sistema você pode configurar um gatilho que vai enviar uma mensagem de boas vindas ao seu cliente

Além de poupar tempo, com a Letalk você consegue lucrar mais!

Aproveite a Cyber Monday

A Cyber Monday é um adjacente da Black Friday. 

Esse evento é muito parecido com o festival de promoções que acontece na sexta-feira, mas é dedicado, principalmente, para venda de produtos digitais e/ou tecnológicos.

No entanto, se você não faz parte deste nicho, pode aproveitar essa data para fazer uma queima de estoque do que restou da Black Friday

Novamente você pode usar o WhatsApp para comunicar essas ofertas com tranquilidade.

Cuidados importantes

Agora que você entende todas as dicas estratégicas para vender mais na Black Friday utilizando o WhatsApp, é necessário que você conheça os cuidados para ativar essas estratégias

Veja adiante!

Política de privacidade

A LGPD, Lei Geral de Proteção de Dados, entrou em vigor em setembro de 2020. Essa lei regula a forma como os dados sensíveis das pessoas são tratados no meio físico/digital

Dados sensíveis são aqueles que possibilitam a identificação do indivíduo, como nome, número de telefone, e-mail, documentos pessoais, etc. 

No caso da comunicação via WhatsApp, a lei diz que você só pode enviar comunicações para pessoas que tenham optado por receber essas mensagens

O ideal é que, se você ainda não fez isso, crie um formulário simples onde a pessoa te dá o consentimento de que você pode enviar comunicações comerciais via WhatsApp. 

Isso te garante proteção e também estabelece uma relação de confiança e respeito entre você e seu cliente. 

Fraudes

Esta época também é marcada por muitos golpistas que tentam se aproveitar das pessoas que desejam adquirir seus produtos.

Alguns hackers conseguem roubar seu número de WhatsApp e se passar por alguém da sua loja para “passar a perna” em seus clientes. 

Para evitar esse tipo de situação, recomendamos as seguintes ações: 

  • Habilite a autenticação de 2 fatores na sua conta do WhatsApp, isso garante segurança extra. 
  • • Em toda a comunicação que você fizer, deixe o número oficial da sua loja em evidência para que as pessoas possam conferir se o número que está entrando em contato realmente é o seu. 
  • • Utilize a conta comercial do WhatsApp.
  • • Envie mensagens apenas para aquelas pessoas que solicitaram.

Isso vai fazer com que seus clientes consigam ter mais segurança durante a compra, assim como te resguardar de futuros problemas.

Conclusão

Utilizar o WhatsApp na Black Friday é um ótimo recurso para te ajudar a vender mais, ele pode fazer com que você alcance uma audiência muito maior que sua loja presencial. 

No entanto, é preciso utilizar a ferramenta de forma profissional para otimizar seus resultados, certo? 

Aproveite para colocar todas as dicas deste artigo em prática e conheça a Letalk, uma plataforma de automação para WhatsApp.

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