WhatsApp e Active Campaign: Veja como fazer essa integração

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Qual a taxa de abertura dos e-mails que você envia? Segundo um benchmark de mercado, a taxa média de abertura de e-mails varia entre 15% a 28% dependendo do seu nicho de mercado. 

Porém, trabalhar com outras ferramentas, como o WhatsApp, seus resultados relacionados a taxa de abertura de mensagens podem chegar até 90%. Ou seja, há muito mais chances de vender o seu produto ou serviço, certo?

Pensando nisso, construímos um artigo para te apresentar as vantagens de integrar o WhatsApp no Active Campaign, uma das ferramentas de automação de e-mails mais usadas no mercado. 

Quer entender mais sobre o assunto? Então siga a leitura!

O que é Active Campaign?

Antes de falarmos diretamente da integração entre essas duas ferramentas, vamos explicar um pouco melhor sobre o Active Campaign para que todos fiquem na mesma “página”. Se você já conhece a plataforma, pode pular a leitura desse trecho!

Bom, o Active Campaign é uma ferramenta de automação de e-mails e referência quando o assunto é relacionamento com o cliente

O sistema possui diversas funcionalidades que te permitem entender mais sobre o comportamento dos seus clientes, fazer testes de e-mails e claro, estimular a compra de seus produtos. 

Embora o Active Campaign seja uma ferramenta estrangeira, a plataforma está totalmente otimizada para a língua portuguesa. Além disso, o software é online, tem fácil usabilidade e preços bem atrativos

Chique demais, né? Conheça mais sobre o Active Campaign!

Por que eu deveria integrar o WhatsApp ao Active Campaign?

O Active Campaign possui diversas funcionalidades que já ajudam seu negócio a vender constantemente, porém o comportamento do consumidor mudou e agora as mensagens instantâneas se tornaram preferência

Não estamos dizendo que os e-mails não vendem, porém eles possuem uma força muito menor se comparado ao WhatsApp. Falando desse mensageiro online, atualmente o WhatsApp possui todas as funcionalidades que você precisa vender o tempo todo. 

Então, agora é o momento de você unir essas duas ferramentas para entregar uma melhor experiência aos seus clientes. Por meio da integração e automação do WhatsApp com o Active Campaign você pode:

  • • Estruturar seu funil de vendas no WhatsApp;
  • • Configurar gatilhos para envio de mensagens;
  • • Diminuir custos de operação;
  • • Criar uma mecânica que vende 24 horas por dia, 7 dias por semana!

Parece bom demais para ser verdade, né? Mas é verdade sim!

Como funciona a integração entre WhatsApp e Active Campaign?

A integração entre o WhatsApp e o Active Campaign é bem simples, mas você vai precisar da Letalk para que ela funcione corretamente. 

O Active Campaign possui uma API (Interface de programação de aplicações) que a Letalk consegue ler e interpretar. A forma com que essa integração funciona é através de Webhooks, que na prática são um URL que contém alguns parâmetros para recebimento de informações, que são passadas quando um determinado evento acontece. 

Na prática, a Letalk vai gerar um link que você vai inserir na sua automação do Active Campanng e a partir dessa integração qualquer automação que você criar nessa plataforma de gestão de e-mail, também poderá enviar mensagens via WhatsApp.

No Active Campaign você vai montar o seu fluxo de disparos de mensagens que a Letalk vai fazer? Pareceu meio confuso? veja o tutorial abaixo:

  • • No Active Campaign você deve criar seu fluxo de automação com os gatilhos;
  • • Em cada posição que a mensagem deverá ser disparada, você tem que colocar uma integração Webhook;
  • • Em seguida você deve acessar a plataforma da Letalk e acessar a área de Integrações;
  • • Selecione o Active Campaign e depois crie sua mensagem;
  • • No fim, salve a mensagem, copie o link referente a ela e cole no campo determinado pelo Active Campaign;
  • • Salve seu fluxo no Active Campaign e pronto!


🚨 Atenção: Essa integração só vai funcionar se o número do seu lead tiver sido cadastrado no campo de telefone nativo do Active Campaign. Se você utilizar outro campo do formulário, essa integração não funcionará, certo?

Quais as vantagens desse tipo de integração?

Além de trazer muito mais comodidade para você, com a integração entre o WhatsApp e o Active Campaign utilizando a Letalk você tem muito mais poder de venda e fidelização

Ao abordar o lead no momento certo, seu poder de persuasão aumenta e as chances de vender mais também. O Active Campaign permite que você descubra qual é o seu momento ideal e o WhatsApp fica responsável por dar a “tacada final”, já que a taxa de abertura de mensagens no WhatsApp é muito maior. 

E não para por aí, você também pode configurar uma mecânica de vendas recorrentes, ou seja, vender mais vezes para uma mesma pessoa ou várias pessoas. 

Se você tem uma esteira de infoprodutos, por exemplo, pode configurar gatilhos para oferecer novos produtos aos seus clientes de tempos em tempos. 

Já na parte de relacionamento, a integração entre o WhatsApp e o Active Campaign permite que você envie mensagens periódicas, pontuais ou transacionais:

  • • As mensagens periódicas são aquelas que tem o objetivo de lembrar o seu cliente que você está ali para ajudá-lo. Se fazer presente é extremamente importante na era da informação;
  • • As mensagens pontuais são aqueles tiros de lançamento ou ofertas exclusivas que você está fazendo e precisa comunicar toda a sua base de contatos;
  • • Já as mensagens transacionais são aquelas de envio de mercadoria, confirmação de compra, ativação de um produto, qualificação da compra ou mensagens de cobrança.

Essas mensagens são extremamente úteis para manter um relacionamento saudável com seu lead, impulsionar sua fidelização e aumentar suas chances de vendas.

Dicas importantes da integração entre o WhatsApp ao Active Campaign?

Agora que você entende mais sobre essa integração, é hora de dar algumas dicas pra você ter mais resultados:

  • • Sempre crie um relacionamento com seu cliente antes de ofertar um produto, isso vai melhorar a aceitação da oferta posteriormente;
  • • Crie uma isca digital para atrair o seu consumidor ideal, assim seu funil de vendas sempre terá alguém;
  • • Evite enviar muitas mensagens simultâneas para os mesmos contatos, isso pode prejudicar sua reputação do seu chip perante o WhatsApp.. 


Como a Letalk pode me ajudar?

A Letalk, além de permitir que você faça esse tipo de integração e ele funciona na mais perfeita ordem, também garante todo suporte que você precisa para obter sucesso na sua estratégia. 

Além dos conteúdos, como esse no blog, você conta com uma série de vídeos no Youtube, tutoriais na área de suporte e também um canal de atendimento exclusivo e não para por aí. 

Nossa plataforma possui integração não só com o Active Campaign, mas diversas outras plataformas complementares e que podem contribuir para o aumento de vendas.Aproveite para falar com um consultor da Letalk e entenda como podemos te ajudar!

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