Não é segredo para ninguém que, nos dias de hoje, as redes sociais são praticamente indispensáveis para lojistas e empreendedores. Sem elas, muitas vezes não conseguimos expandir a atuação dos nossos negócios ou até mesmo atingir o cliente ideal. E é justamente por isso que você precisa aprender a como vender pelo WhatsApp.
O WhatsApp é, sem sombra de dúvidas, um dos principais aplicativos de mensagens do Brasil e do mundo. Apesar de não ter sido criado necessariamente para negócios, com um tempo ele foi evoluindo e ganhando uma versão própria para empreendedores, o chamado WhatsApp Business – bastante comum atualmente.
No entanto, mesmo com a ferramenta em mãos, muitas pessoas ainda não sabem como utilizar o aplicativo para aumentar ainda mais as próprias vendas. Sendo assim, neste artigo separamos para você algumas dicas de como realmente vender pelo WhatsApp e fazer com que o app seja um dos principais meios de comunicação do seu empreendimento.
Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto.
Por que eu devo vender pelo WhatsApp?
Todo empreendedor já ouviu, alguma vez na vida, a famosa frase “é preciso pensar como o cliente”, não é mesmo? Pois é, e se nos colocarmos no lugar dos nossos clientes vamos perceber que, sem sombra de dúvidas, um dos apps que eles mais utilizam no dia-a-dia é o WhatsApp – ainda que nem sempre para compras.
O fato é que a grande maioria das pessoas já está acostumada a utilizar o WhatsApp para tudo, seja para conversas pessoais, agendamento de reuniões ou, até mesmo, compras. Sendo assim, a vantagem de vender pelo WhatsApp é justamente se colocar em um canal de comunicação onde muitas pessoas estão.

Além disso, o fato de passar a vender pelo WhatsApp faz com que o seu empreendimento fique muito mais acessível. Afinal de contas, por mais que outras redes sociais como Facebook e Instagram também sejam excelentes para vendas, quando o assunto é conversa e contato direto, não dá para comparar.
3 dicas de como vender pelo WhatsApp
Existem algumas formas de vender pelo WhatsApp de maneira mais eficiente, consolidando o contato e atendimento ao seu cliente. Essas podem ser combinadas para fazer com que o seu posicionamento junto ao público alvo, por meio do aplicativo de mensagens, seja o mais prático e acessível possível. Confira:
1. Configure as principais informações do seu negócio no WhatsApp Business
A primeira dica para começar a vender pelo WhatsApp é configurar as principais informações do seu negócio no modelo Business do aplicativo. Isso porque o app permite que você faça algumas configurações que estarão visíveis para o usuário no momento em que ele entrar em contato com você.
Sendo assim, é importante que você tenha uma foto clara com o logo do seu empreendimento e o nome do negócio visível para todos. Além disso, é interessante configurar um catálogo no WhatsApp com os produtos à venda e seus respectivos preços. Isso ajuda o cliente na hora da escolha.
2. Utilize um bot de WhatsApp para facilitar o atendimento
Outra dica importante de como vender pelo WhatsApp é utilizar um bot específico para o aplicativo. Esses bots são interessantes para que você possa ter um atendimento mais ágil, rápido e eficaz em determinadas conversas, de forma que possa responder a mais de um cliente ao mesmo tempo – e de maneira tão eficaz quanto.
3. Envio de mensagens em massa para os clientes
Algo que muitos empreendedores erram na hora de vender pelo WhatsApp é deixar de entrar em contato com os clientes. Em muitos casos, uma simples mensagem anunciando a promoção de um produto ou a chegada de novos itens é o suficiente para despertar a atenção do consumidor. Para isso, o envio de mensagens em massa é uma ótima alternativa, para que toda promoção chegue até o conhecimento do cliente.
Os dados mostram que vender pelo WhatsApp é importante

Basta olhar para os números para perceber que vender pelo WhatsApp é não somente importante como necessário para o seu empreendimento. Uma pesquisa feita pelo Mobile Time mostrou que o número de mensagens pelo app trocadas entre clientes e empresas no primeiro trimestre de 2021 cresceu mais de 250% comparado ao ano anterior.
Isso significa que as pessoas não apenas já se adaptaram às compras pelo WhatsApp como, também, estão dispostas a manter esse hábito de consumo. Cabe ao empreendedor, então, se posicionar nesse meio.