aumente suas vendas com whatsapp

Entenda mais sobre vendas pelo WhatsApp e aumente seus lucros!

Se você possui um negócio, seja ele online ou físico, sabe que as vendas pelo WhatsApp se tornaram uma realidade. 

No entanto, por ser uma nova realidade para muitos brasileiros, existem algumas dúvidas de como vender pelo WhatsApp de forma correta e ganhar mais dinheiro

Este artigo tem o objetivo de te ajudar a vender no zap de forma simples e mais eficiente possível. 

Acompanhe a leitura e saiba mais!

WhatsApp Comercial

A primeira etapa para quem quer alavancar suas vendas pelo WhatsApp é usar a versão empresarial do aplicativo

O WhatsApp Business foi lançado em 2018 com objetivo de ajudar pequenos e grandes negócios no atendimento aos seus clientes. 

Hoje o aplicativo conta com diversas funcionalidades, inclusive plataforma de pagamentos integrada. Quase tudo que uma loja online tem, você também pode ter no aplicativo de mensagens instantâneas.

Além disso, você pode integrar seu WhatsApp Business em plataformas de automação, como a Letalk, para ganhar escala em suas vendas.

Mas vamos começar pelo básico: o seu perfil no WhatsApp. Lá você precisa adicionar uma descrição chamativa e atraente.  

Vendas pelo Whastapp

Exemplos de descrição para WhatsApp Business

Alguns exemplos descrição para WhatsApp Business são:

  • Loja de roupas: Estilo, conforto, qualidade e bom preço num só lugar! Compre suas roupas na [Nome da loja] e dê um up no seu estilo. Moda feminina👚, masculina👕 e infantil🧒!
  • Hamburgueria: Chegou a noite e bateu aquela fome? Já pega o celular e pede um hambúrguer na [Nome da hamburgueria]🍔. Carnes selecionadas, produtos orgânicos e pão fresquinho! ✔️
  • Agência de marketing: Precisa de mais resultados na sua empresa? Sem marketing não dá né!😞 Estratégias online, offline e/ou híbridas para melhorar a visibilidade da sua empresa💲.
  • Empresa de produtos digitais: Aprenda novas habilidades e complemente sua renda💲. Cursos de [área do curso] para você crescer na sua carreira como [nome da carreira]✔️. 

O perfil de quem usa uma conta no WhatsApp Business é diferente dos perfis comuns. Além de adicionar mais informações, como horário de atendimento e localização, você também pode ter uma descrição personalizada. 

É importante lembrar que a descrição é diferente do espaço “Recado”. Enquanto a descrição do WhatsApp Business é um local para você colocar um resumo da sua empresa, serviços e produtos, o espaço de recado é o local para deixar um aviso rápido.

O campo de descrição no WhatsApp Business é limitado a 512 caracteres, portanto é necessário ser sucinto e criativo na hora de falar sobre sua empresa. 

Além disso, explore o uso de emojis. Essas figurinhas transmitem mais personalidade e podem gerar uma percepção de que sua empresa é receptiva.

Como vender pelo WhatsApp?

Para você vender pelo WhatsApp basta seguir os passos abaixo: 

  1. Baixe o aplicativo WhatsApp Business
  2. Crie sua conta comercial; 
  3. Clique nos três pontinhos no canto superior direito da tela
  4. Selecione a opção “pagamentos”;
  5. Clique sobre a opção “Facebook Pay”; 
  6. Aperte em “continuar”;
  7. Na tela seguinte leia e aceite os termos de compromisso;
  8. Crie e confirme seu PIN de 6 números
  9. Siga seu cadastro na plataforma inserindo seus dados pessoais (como nome, CPF, endereço, etc.)
  10. Pronto. Agora sua conta está apta a receber pagamentos!

Mas se você está pensando que é só fazer isso, enviar algumas mensagens que o dinheiro vai começar a cair na sua conta? Você está muito enganado

Para vender mais no WhatsApp é necessário ter estratégia. A seguir listamos algumas dicas para aproveitar esse recurso. 

1. Invista em marketing no WhatsApp

O WhatsApp marketing é um conjunto de estratégias que tem o objetivo de atrair mais pessoas para conversar com você ou seus atendentes e convertê-los em vendas

Algumas das dicas para deixar seu perfil do WhatsApp mais evidentes são: 

  • • Deixar o QR do seu perfil no balcão de sua loja, vitrine e espaços visíveis para seus clientes; 
  • • Deixar um popup do WhatsApp em sua loja virtual; 
  • • Enviar um comunicado para sua base de contatos pessoais; 
  • • Fazer anúncios que levem para o seu WhatsApp. 

Essas são algumas das principais dicas, mas você pode usar a criatividade para executar mais ações.

2. Faça a configuração correta do seu catálogo WhatsApp

A primeira coisa que as pessoas vão querer ver ao conversar com você pelo WhatsApp será visualizar o seu perfil

Como você já sabe com criar uma descrição matadora, é hora de configurar seu catálogo de produtos e serviços no WhatsApp

Por meio dessa ferramenta você pode chamar a atenção dos seus clientes e levá-los direto para o momento de compra.

Para configurar o WhatsApp em seu perfil você precisa: 

  1. Clicar nos três pontinhos no canto superior direito da tela; 
  2. Selecionar a opção “Ferramentas comerciais”;
  3. Clique sobre a opção “Catálogo”; 
  4. Pressione sobre a opção “Adicionar item”;
  5. Adicione o nome, preço, descrição, link, código e imagens de seus produtos; 
  6. Repita esse processo para cada produto; 
  7. Pronto. Seu catálogo no WhatsApp está feito!

A dica mais importante aqui é: seja criativo nas fotos de cada produto, elas que vão levar o usuário a compra ou não. 

3. Facilite os pedidos pelo WhatsApp

Um dos erros que muita gente comete ao fazer vendas pelo WhatsApp é não facilitar o caminho do cliente até a compra. 

Por exemplo, se eu quero um hambúrguer e mando uma mensagem para a hamburgueria, a primeira coisa que quero receber e ver é o cardápio, certo? 

Então, para encurtar o caminho, deixei seu cardápio no catálogo anexado ao seu perfil, ou configure um link para que o cliente vá para seu cardápio online ao receber a primeira mensagem.

Como o WhatsApp Pay as pessoas podem fazer toda a transação direto pelo app, então você deve se preocupar em orientá-las da melhor maneira. 

4. Utilize uma ferramenta de automação para WhatsApp

Com certeza você deve usar um sistema de organização financeiras, gestão de marketing, acompanhamento de vendas ou entregas no seu negócio.

Eles são muito bons para organização interna, no entanto, quando o assunto é expor algum tipo de informação durante a venda, aí que o negócio complica

Ainda seguindo o exemplo da hamburgueria. Geralmente os sistemas de produção interna possuem 4 etapas: pedido recebido, pedido em produção, pedido pronto e entrega. 

Se você vende pelo WhatsApp, manter o cliente atualizado a respeito desses estágios é muito difícil, ainda mais em larga escala. O papel de uma ferramenta de automação é fazer a ponte entre seu sistema e o mensageiro online para que essa comunicação aconteça de forma instantânea. 

Ou seja, com essa integração, toda a vez que os pedidos mudarem de estágio dentro da cozinha, um gatilho será acionado e uma mensagem será enviada para seu cliente.

Além de diminuir custos com equipe, esse processo é muito mais prático e eficiente. 

O que postar no Status do WhatsApp para chamar atenção?

Você pode postar diferentes coisas no seu status do WhatsApp, como:

  • • Fotos dos seus produtos ou serviços; 
  • • Vídeos sobre sua empresa; 
  • • Comunicados rápidos e importantes; 
  • • Textos com mensagens curtas; 
  • • Ofertas em destaque.

Mas como chamar a atenção de seu cliente? Comece mostrando uma dor que ele tem

Durante um período de inverno, uma das dores das pessoas é sentir frio, certo? 

As lojas de roupas podem aproveitar dessa dor para criar um vídeo onde uma pessoa está com muito frio na rua, olha uma loja de roupas com uma vitrine linda de casacos confortáveis. Essa pessoa entra na loja e sai sorridente vestida no casaco novo. 

Esse vídeo tem três momentos: o problema, a motivação e a solução. 

O problema é passar frio na rua, a motivação para buscar formas de resolver esse problema é não pegar um resfriado ou ter mais conforto enquanto anda na rua e a solução é comprar um casado. 

Nas duas primeiras etapas é possível chamar a atenção, pois logo que a pessoa ver ela vai se identificar com a cena, daí, provavelmente ela vai seguir assistindo seu anúncio e possivelmente enviar uma mensagem para ver fotos dos seus modelos mais populares da coleção. 

Como abordar um cliente pelo WhatsApp?

O WhatsApp é um canal pessoal, portanto é preciso ter muita cautela ao abordar um cliente nesse canal. 

Antes de tudo, é necessário que seu prospect tenha dado consentimento para que você envie qualquer comunicado por esse canal. 

Caso contrário ele pode denunciar o seu perfil no WhatsApp Business e você perder sua conta. 

Mas se estiver tudo Ok, você precisa ser claro e direto na sua comunicação, afinal, ninguém está afim de ler textões no aplicativo, certo?

A seguir listamos alguns textos prontos para fazer vendas pelo WhatsApp.

Textos prontos para vender um produto no WhatsApp

As mensagens do WhatsApp precisam ser curtas, dinâmicas e persuasivas para fazer com que as pessoas comprem de você. 

Você também precisa buscar formas de se conectar com sua audiência. 

A seguir listamos os principais textos prontos para vender seu produto no WhatsApp, separadas por nicho. 


Texto pronto para vender roupas no WhatsApp

Produto: Camiseta regata 

Perfil do cliente: Homem, 25 anos, faz academia e gosta de mostrar os músculos

Problema: As estampas das regatas que ele encontra na sua cidade são muito clichês, ele quer algo diferente e que valorize seu corpo

Época do ano: Verão

Mensagem

Basiquinho no Verão? Aqui não! 😉 

Chegou as novas peças da coleção verão 2021 na [NOME DA LOJA]

Corte que valoriza seu corpo e estampas únicas. 

Faça-nos uma visita e conheça nossas novas regatas!💪🌴🌞

(mande as fotos de alguns modelos e estampas logo em seguida)


Texto pronto para vender cursos online no WhatsApp

Produto: Curso de tricot

Perfil do cliente: Mulher, 37 anos, desempregada e frustrada com sua carreira. Seu sonho é viver de costura.

Problema: Não sabe como precificar seus produtos e inovar em seu mercado.

Época do ano: Inverno

Mensagem

Viver de costura é possível sim e vou te mostrar como!🧵 

Muitas costureiras não sabem como precificar seus produtos ou nem mesmo inovar em seu mercado de atuação. Por conta disso, elas não conseguem desenvolver seus negócios. 

No curso [NOME DO CURSO] você vai aprender técnicas únicas para alcançar grandes resultados vendendo seus produtos na internet.💲 

Responda essa mensagem e saiba como se inscrever!


Texto pronto para agências venderem seus serviços no WhatsApp

Produto: Gestão de redes sociais

Perfil do cliente: Mulher, 33 anos, dona de seu próprio negócio local.

Problema: Suas vendas diminuíram e ela sente que é o momento para investir em novas estratégias para captação 

Época do ano: Mês de abril

Mensagem: Aproveite a páscoa para vender mais!

Se você sente que suas vendas diminuíram e precisa crescer seus resultados financeiros, as redes sociais podem te ajudar. Hoje, o Instagram é um dos principais canais de vendas de pequenas, médias e grandes empresas. Quer ter resultados nas redes sociais? 

Responda essa mensagem e faça um orçamento!


Como montar um script de vendas para WhatsApp?

O script ou roteiro de vendas é muito importante para que você consiga ter bons argumentos durante uma negociação. 

Nas vendas pelo WhatsApp, ter um script é ainda mais importante pois o usuário terá mais tempo para pensar em objeções ou contra argumentos de suas abordagens. 

Além disso, você precisa fisgar a atenção das pessoas com quem você está conversando a todo momento.

Portanto, um script ideal para para você vender mais no WhatsApp deve seguir uma estrutura próxima a que vamos apresentar a seguir: 

  • Script para abordagem inicial: Nessa mensagem você deve se apresentar, apresentar sua empresa, solução e explicar o motivo do seu contato. O ideal é que essa mensagem sempre termine com uma pergunta para motivar uma resposta. 
  • Script para abordagem de acompanhamento: Essa mensagem precisa transmitir uma sensação de amizade e companheirismo. Portanto, sempre use o nome da pessoa na frase, para gerar mais pessoalidade, seja cordial e ofereça sua ajuda para alguma ação que o cliente deveria ter feito. 
  • Script para lembretes de reunião: imagine que você marcou uma reunião com seu cliente na semana seguinte, talvez ele não se lembre. O ideal é que você envie uma mensagem no dia anterior ou algumas horas da reunião marcada enviando informações importantes como dia, horário e local onde a reunião deve acontecer.
  • Script para tirar dúvidas: envie uma mensagem dizendo que você entendeu a pergunta. Caso já tenha a resposta, envie logo em seguida, se não, você deve avisar que está buscando a melhor solução para aquele questionamento. 

Seja qual for o objetivo da mensagem lembre-se de ser educado, simples e direto. Evite trechos que possam gerar dupla interpretação. 

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Frases de abordagem de venda pelo WhatsApp

Algumas das principais frases que você pode utilizar durante uma abordagem de vendas pelo WhatsApp são: 

  • [FULANO], estou muito feliz com seu contato. Nós podemos te ajudar com as seguintes soluções: [DESCREVER PRODUTOS E SERVIÇOS]. Qual deles te atende no momento?
  • Oi, [FULANO]. Tudo bem? Eu sou [NOME] e faço parte do time [NOME DA EMPRESA], que oferece os serviços de [DESCREVER SERVIÇOS]. Estou te enviando essa mensagem pois você se converteu em nosso site e eu queria tirar suas dúvidas. Podemos conversar?
  • Tenho uma oferta especial para você, [FULANO]. Hoje a [NOME DA EMPRESA] completa X anos e estamos com desconto de até X% em todos os produtos. Você é um dos nossos melhores clientes e eu não poderia deixar de te apresentar as ofertas, por isso estou mandando essa mensagem.

Frases prontas para atendimento ao cliente WhatsApp pós-vendas

Depois que o seu cliente faz a compra você deixa ele de lado? Saiba que esse é um grande erro. 

Estudos mostram que vender para uma pessoa que já comprou de você é muito mais fácil e menos custoso. 

Claro que você também precisa oferecer serviços ou produtos de qualidade de tal maneira a garantir a satisfação do seu comprador. 

As principais frase de pós atendimento via WhatsApp são: 

  • Oi, [FULANO], como vai? Estou passando aqui rapidinho para saber se o [NOME DO PRODUTO] que você comprou no dia X atendeu suas necessidades. 
  • Bom dia, [FULANO]. Hoje faz X dicas desde que você comprou o produto [NOME DO PRODUTO]. Você conseguiu usar o serviço? O que achou dele? Quero saber tudo!
  • [FULANO] está tudo bem contigo? Já faz mais de X dias que você comprou o produto [NOME DO PRODUTO] e eu queria saber se está tudo bem. 

Pronto, basta você adaptar as mensagens acima para o seu contexto e garantir a venda ou fidelidade do seu cliente.

Agora que você entende mais sobre vendas pelo WhatsApp, que tal automatizar o app de mensagem instantâneas? 

Com a Letalk você pode fazer diversas integrações e diferentes ações para proporcionar a melhor experiência para seu cliente. É simples, rápido e fácil. 

Fale com um consultor e entenda mais sobre nossas automações e como elas podem fazer seu negócio crescer em larga escala.

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