O WhatsApp Business chegou em 2018 com a missão de revolucionar o mundo corporativo. Essa versão comercial do aplicativo veio para facilitar o contato direto com os clientes e potencializar o alcance da sua empresa. Mas você já se perguntou se é possível ter vários atendentes no WhatsApp? Vamos explorar isso juntos!
Usando o mesmo número em diferentes dispositivos
Em geral, o WhatsApp Business permite que você utilize o mesmo número tanto no seu celular quanto no seu computador simultaneamente. No entanto, quando um terceiro tenta utilizar o mesmo número, os outros atendentes são desconectados.
Para contornar esse problema, a abordagem tradicional seria ter vários números corporativos, mas essa não é a maneira mais eficaz de lidar com isso. Felizmente, existem soluções que, quando combinadas com o WhatsApp Business, permitem que vários atendentes compartilhem um único número. Vamos entender como funciona.
Por que é importante vários atendentes utilizarem um único número?
Os clientes estão cada vez mais atentos à postura das empresas e às experiências que elas proporcionam. A experiência de compra é tão relevante quanto a qualidade do serviço ou produto oferecido. Portanto, manter um atendimento organizado no WhatsApp é essencial.
Ao priorizar a experiência do cliente, você está se dedicando ao atendimento e ao relacionamento com os consumidores. Eles esperam respostas rápidas e um atendimento personalizado.
É crucial responder individualmente e de forma ágil. Jamais deixe um cliente sem resposta, pois isso pode resultar na perda de clientes e na diminuição das vendas.
Clientes insatisfeitos não apenas deixam de comprar da empresa, mas também podem compartilhar feedbacks negativos com amigos e familiares. Por outro lado, clientes satisfeitos não apenas fazem compras recorrentes, mas também podem se tornar embaixadores da sua marca.
A eficiência nas respostas é a razão principal para permitir que vários atendentes utilizem um único número corporativo no WhatsApp. Dessa forma, seus clientes nunca ficarão sem resposta e terão um atendimento efetivo.
Como trabalhar com vários atendentes em um só número?
O WhatsApp Business é a versão gratuita do aplicativo disponível para as empresas. Ele possui o principal objetivo de facilitar a comunicação com os clientes. Nessa versão, ele possibilita adicionar o catálogo de produtos, criar mensagens automáticas, disponibilizar o endereço e horários de atendimento.
Entretanto, ele não permite vários atendentes no WhatsApp utilizando o mesmo número. Por esse motivo foi desenvolvida a versão mais sofisticada, que é o WhatsApp API, ou WhatsApp Business Solution.
Nele, é permitido automatizar as conversas com chatbots e adicionar o selo de conta verificada. Além disso, o principal é deixar vários atendentes utilizarem o mesmo número no WhatsApp, unificando o atendimento. O WhatsApp API traz diversos benefícios para sua empresa, incluindo a possibilidade de fazer os atendimentos pelo computador.
Ele permite fazer todos os atendimentos no mesmo local, distribuindo para todos os atendentes do departamento.
Como conseguir a API do WhatsApp?
O API é a sigla para a expressão Application Programming Interface, e se trata de um conjunto de normas feitas para facilitar a comunicação entre a plataforma. Dessa forma, o API do WhatsApp possibilita interagir com as conversas que acontecem no aplicativo de forma mais facilitada.
Para contratar esse serviço, é preciso preencher um formulário do Meta for Business. Ele vai solicitar como funciona o atendimento da sua empresa como o WhatsApp e como pode ajudar nisso.
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Quais as vantagens de contratar a API?
Para saber se vale a pena investir na API do WhatsApp, é preciso avaliar as reais necessidades do seu negócio. Você deve conferir se a quantidade de clientes que você atende é inviável para a versão WhatsApp Business.
Utilizar diversos números para atender seus clientes é um indicativo de que você não está conseguindo dar conta da demanda. Para ajudar a decidir se o WhatsApp API é o ideal para sua empresa, separamos suas principais vantagens:
- Ajuda a aumentar a produtividade e agilidade da equipe no atendimento;
- Não deixe nenhum cliente sem resposta, pois os chatbots agilizam esse processo;
- Zera a fila de espera por atendimentos;
- Uma única plataforma de atendimento, onde todos podem ser visualizados em um único local;
- Aumenta o número de clientes com um atendimento humano e personalizado;
- Gera relatórios sobre os atendimentos realizados;
- Você escolhe se quer atender no computador ou no celular.
Viu como essa ferramenta pode melhorar o seu negócio? Então, se você gostou, não perca tempo e comece a utilizar hoje mesmo a API do WhatsApp Business. Se, por outro lado, ainda restam dúvidas, fale com um de nossos consultores e conheça mais sobre os nossos produtos.