Vale a pena utilizar automação de WhatsApp?

As redes sociais e aplicativos de mensagens sem sombra de dúvidas se tornaram ferramentas essenciais para empreendedores. No entanto, a demanda de atendimentos por meio dessas plataformas muitas vezes é gigantesca, a ponto de ser quase inviável pelo controle humano. E é aí que entra a automação de WhatsApp.

Quando falamos em automação de WhatsApp, muitas pessoas pensam naquele atendimento frio e ineficaz que recebemos em diversas plataformas de e-commerces. No entanto, a evolução da tecnologia fez com que essa ferramenta se tornasse muito mais prática e eficiente, tanto para quem está atendendo quanto para quem está sendo atendido.

Cada vez mais empreendedores estão aderindo a esse tipo de automação, justamente para conseguir dar conta de toda a demanda de atendimento. São muitos os empreendimentos que podem fazer bom proveito de um software do gênero. Mas então chegamos à pergunta: será que vale a pena utilizar automação de WhatsApp?

automação de whatsapp

Neste artigo, você ficará por dentro de algumas vantagens da utilização de automação de WhatsApp para você e para o seu negócio. Além disso, explicaremos um pouco mais sobre o que se trata essa ferramenta e em quais tipos de empreendimentos ela pode ser implementada com sucesso.

Dito isso, pegue logo o seu caderno de anotações ou abra o bloco de notas do celular e venha conferir um pouco mais sobre o assunto.

O que é a automação de WhatsApp e onde ela pode ser utilizada?

A automação de WhatsApp consiste em nada mais nada menos do que o uso de um software para atendimento automático em conversas pelo aplicativo de mensagens. Em resumo, trata-se de um programa por onde você pode programar respostas automáticas para cada mensagem recebida.

automação para whatsapp

Na automação de WhatsApp, o seu perfil no aplicativo pode funcionar praticamente por conta própria. Em suma, você pode programar o software para responder com as informações x caso receba a mensagem y, ou enviar a mensagem z caso receba a mensagem w e por aí vai.

Esse tipo de automação vem sendo muito utilizado em empreendimentos do setor gastronômico, como pizzarias, lanchonetes, restaurantes e hamburguerias – assim como vários outros segmentos. Nesse contexto, o cliente envia uma mensagem e o atendimento é feito de maneira completamente automatizada, sem a interferência de uma pessoa humana. Mas como?

Imagine que o cliente envia “quero ver o cardápio”. O software pode identificar a mensagem e imediatamente enviar o cardápio. Ou, também, é possível apresentar todas as alternativas de ações disponíveis para o usuário, como por exemplo: “envie 1 para ver o cardápio, 2 para fazer pedido, 3 para selecionar meio de pagamento” e por aí vai. Confira as vantagens:

1.    A automação de WhatsApp gera maior alcance de atendimentos

atendimento via whatsapp

Se você ainda está em dúvida se vale a pena utilizar a automação pode WhatsApp, saiba que ela pode gerar um maior alcance de atendimentos. Isso porque uma pessoa humana é incapaz de anotar 20 ou 30 pedidos ao mesmo tempo pelo WhatsApp, enquanto um software pode fazer isso de maneira simples e fácil.

Com a automação de WhatsApp, você pode receber e anotar pedidos de diversos clientes ao mesmo tempo. Sendo assim, pode aumentar até mesmo a sua margem de lucros, uma vez que a capacidade de atendimento pode acompanhar a capacidade de produção. Em resumo: mais pedidos = mais vendas.

2.    Maior praticidade para o cliente

mensagem automática whatsapp

A utilização da automação de WhatsApp também é vantajosa para quem está do outro lado da tela: o cliente. Isso porque muitas vezes tudo que o consumidor quer é uma resposta específica ou um atendimento rápido, sem precisar aguardar a resposta de um atendente, por exemplo.

Sendo assim, ao ser orientado por meio de um bot de WhatsApp, ele consegue escolher facilmente o que deseja comprar ou contratar, como deseja pagar e por aí vai. Com poucas mensagens e em poucos minutos é possível finalizar uma compra ou contratação.

3. Diminuição de custos ou redirecionamento de mão de obra humana

atendimento automático whatsapp

Por último, para provar que vale a pena utilizar a automação de WhatsApp, saiba que com isso você pode diminuir custos ou redirecionar a mão de obra humana. Isso porque não será necessário um ou mais atendentes somente para responder as mensagens recebidas pelo aplicativo. Ao invés disso, podem ser direcionados para outras funções dentro da empresa as quais merecem uma atenção, de fato, mais humana.

Posts Relacionados

Automatizar o WhatsApp do seu negócio pode ser tão fácil que até parece mágica

Atender muitas leads no WhatsApp não precisa ser sempre tão trabalhoso, atenda milhares de leads de uma vez, como num passe de mágica com a Letalk!

Automatizar o WhatsApp do seu negócio pode ser tão fácil que até parece mágica

Atender muitas leads no WhatsApp não precisa ser sempre tão trabalhoso, atenda milhares de leads de uma vez, como num passe de mágica com a Letalk!

Assine nossa newsletter

Receba no seu E-mail os nossos mais novos artigos!

Tudo sobre vendas, marketing, atendimento ao cliente e tecnologia!

CNPJ: 36.317.941/0001-09 || Copyright © 2022 Letalk. Todos os direitos reservados.

CNPJ: 36.317.941/0001-09 || Copyright © 2022 Letalk. Todos os direitos reservados.