Mensagem Automática no Whatsapp: Tutorial de como configurar!

Fazer o envio de mensagem automática no WhatsApp é uma das formas mais inteligentes de atendimento atualmente

Por meio desse recurso você poupa tempo de trabalho da sua equipe, assim como consegue satisfazer seus clientes com uma resposta rápida e assertiva. 

No entanto, embora exista muitas facilidades e benefícios ao incluir essa automação no WhatsApp é necessário ter cautela e muita atenção em como esse processo será feito. 

Neste artigo vamos te ajudar a entender melhor sobre como funciona o envio de mensagens automáticas no WhatsApp e como você pode fazer isso de forma inteligente. Siga a leitura!

Como colocar mensagem automática no WhatsApp?

Se você usa a versão Business do WhatsApp pode fazer a configuração da mensagem automática direto no app. Veja o passo a passo a seguir: 

  1. Acesse o WhatsApp Business e vá até a área de configurações;
  2. Clique na opção “Ferramentas Comerciais”;
  3. Selecione uma ferramenta de mensagem (saudação, ausência ou respostas rápidas);
  4. Ative a chavinha e escreva o texto que deve ser enviado;
  5. Pronto. Sua mensagem será enviada naquele momento. 

É importante lembrar que apenas usuários da versão business do app de mensagem podem fazer esse tipo de configuração. Além disso, as mensagens são limitadas a serem enviadas em apenas 3 momentos: 

  • • Quando a pessoa envia a mensagem inicial na conversa;
  • • Quando uma pessoa envia uma mensagem fora do horário de atendimento configurado por você;
  • • Quando a pessoa envia uma dúvida recorrente (por exemplo, onde fica seu estabelecimento). 

Se você quiser explorar novas possibilidades de envio de mensagens automáticas, como envio em massa, envio por gatilho ou enviar arquivos de áudio, vídeo ou imagens usando automação, continue a leitura. 

Como mandar mensagem automática no WhatsApp com automação?

Utilizar uma ferramenta de automação do WhatsApp permite que você use estratégias de comunicação e vendas avançadas e consiga vender cada vez mais.

Com a Letalk, por exemplo, você consegue enviar o status de envio de compra de um cliente, mandar mensagens com lembretes de retorno ao dentista ou até mesmo enviar uma mensagem de agradecimento por aquela compra efetuada online.

Tudo isso é possível por meio de uma API que faz a ponte de comunicação entre o sistema da Letalk com seu número de WhatsApp e os seus sistemas de gestão de marketing, vendas e logística. 

Entre as principais integrações da Letalk, estão: 

Mas as integrações não param por aí, converse com um de nossos consultores e veja qual a melhor solução disponível para você. 

O que colocar na mensagem automática no WhatsApp

Se você usa as mensagens automáticas nativas do WhatsApp Business, não tem como fugir do padrão de boas-vindas e ausência. 

Porém, ao usar uma ferramenta de automação é possível enviar mensagens em momentos que nem estamos online, portanto o conteúdo que você enviar vai variar da etapa do funil de WhatsApp que seu cliente estiver, assim como seu objetivo com aquela mensagem. 

Se você é um infoprodutor, por exemplo, e usa o WhatsApp como um de seus canais de comunicação, pode enviar uma mensagem de agradecimento ao seu cliente, arquivos de treinamento no uso do infoproduto ou até mesmo um brinde. 

Além disso, você pode deixar esse contato em outra régua de comunicação para enviar comunicados pontuais e fazer novas vendas da sua esteira de produtos.

Leia mais:

Por que usar mensagens automáticas na sua estratégia?

Hoje em dia as pessoas estão cada vez mais imediatistas, além disso, o uso do WhatsApp para o envio de mensagens aumentou bastante. 

Disparar mensagens automáticas no WhatsApp permite que seu cliente tenha a tranquilidade de saber que você recebeu sua dúvida e está trabalhando para respondê-lo

Outro ponto positivo é a melhora na produtividade de sua equipe, assim como redução de custos operacionais. 

Imagine se você fosse contratar uma pessoa para enviar mensagens online para todos seus clientes? Além de não ter capacidade humana de atender todos os pedidos de forma ágil, esse profissional trará um grande custo para o seu negócio que pode ser absorvido por um sistema de automação online. 

Por fim, mas não menos importante, quando você usa um sistema de automação suas chances de vender mais aumentam consideravelmente

Como o software trabalha 24 horas por dia, 7 dias por semana, a qualquer hora seu cliente pode enviar uma mensagem, tirar uma dúvida e/ou fazer uma compra rapidamente.

Mais do que mensagens automáticas, a Letalk te ajuda a crescer mais

A Letalk é uma empresa jovem que nasceu em meio ao caos que o mundo viveu e está vivendo por conta da pandemia gerada pelo coronavírus. 

Nascemos digitalmente e buscamos suprir uma necessidade latente de grande parte dos empreendedores que é o relacionamento com o cliente

Por meio de nosso sistema você pode:

  • • Fazer a integração do seu WhatsApp com as maiores ferramentas do mercado;
  • • Fortalecer o relacionamento com o cliente enviando mensagens personalizadas;
  • • Explorar as diferentes possibilidades de formatos e arquivos que o WhatsApp permite enviar;
  • • Enviar mensagens em massa para sua base de contatos;
  • • Utilizar um chat multi usuários com vários atendentes num mesmo número;
  • • Adicionar tags às conversas dos seus clientes;
  • • Fazer toda gestão de contatos com busca inteligente de contatos. 

Grandes players do mercado já estão usando nossa plataforma, estão tendo muitos resultados e recomendam

A VK Digital, por exemplo, umas das principais agências de lançamento do Brasil, conseguiu aumentar a aquisição de clientes, automatizaram as comunicações relacionadas ao andamento das tarefas e melhoraram seu atendimento com cada cliente.

Aproveite para melhorar os resultados da sua empresa enviando mensagens automáticas com a Letalk. Fale com um consultor sem compromisso! 

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