Como funciona um bot de WhatsApp?

Você provavelmente já entrou em contato com uma lanchonete via WhatsApp para pedir um lanche e foi surpreendido com uma série de respostas prontas, não é mesmo? Muitas vezes, ao invés de conversarmos diretamente com o atendente, fazemos o pedido por meio da seleção de opções no chat. Mas, afinal, como funciona um bot de WhatsApp?

Nos últimos anos, muitos empreendedores perceberam que é muito mais vantajoso contar com um bot para o WhatsApp do que ter um funcionário o tempo todo em cima do celular. Afinal de contas, muitas vezes é difícil anotar todos os pedidos ao mesmo tempo e, ainda, garantir a acessibilidade e atendimento adequado ao consumidor.

Sendo assim, ao automatizar um atendimento via WhatsApp você garante que o seu consumidor poderá fazer o seu pedido ou informar o que deseja sem necessariamente precisar de uma resposta de uma pessoa física. Com isso, é economizado tempo por parte do atendente e, também, do consumidor.

No entanto, a grande dúvida da grande maioria das pessoas é: como funciona um bot de WhatsApp?

Afinal de contas, o que é um bot de WhatsApp?

Antes de falarmos sobre como funciona um bot de WhatsApp, é preciso entender o que ele realmente é. Afinal de contas, não estamos falando de um robô físico como vemos nos filmes de ficção científica da década de 80 ou 90 e nem nada do tipo, mas sim de um software com respostas e posicionamentos programados.

Um bot do WhatsApp é nada mais nada menos do que um software que tem como objetivo conversar com a pessoa por meio do chat do aplicativo. Sendo assim, trata-se de um programa que identifica as mensagens enviadas por usuários e, em contrapartida, oferece à ele respostas com opções necessárias para um bom atendimento.

Esses softwares servem justamente para estabelecer uma comunicação mais direta e assertiva com os clientes, podendo ser utilizados nos mais diferentes segmentos. Isso porque, em muitos casos, tudo que o cliente precisa via WhatsApp é realizar uma operação de pedido: escolher os produtos, suas características, meio de pagamento e pronto.

Os bots de WhatsApp são formados por três elementos em específico: canal, conteúdo e software. O primeiro é justamente o local onde é desenvolvida a conversa, neste caso, o WhatsApp. O segundo, tratam-se dos recursos da conversa, como respostas em texto, emojis e arquivos. O último é justamente o programa que fará esse controle.

1. Quais as vantagens de se utilizar um bot de WhatsApp?

O uso de um bot de WhatsApp garante uma série de vantagens, não apenas para os empreendedores como, também, para os próprios usuários. Confira as principais:

Velocidade no atendimento:  a agilidade pode ser muito maior quando temos um software no comando das respostas enviadas, as quais já estão inteiramente programadas.

Afinal de contas, se um estabelecimento está recebendo mensagens de cinco clientes ao mesmo tempo, com uma pessoa física no atendimento, há um intervalo de resposta entre um e outro. No entanto, com um bot de WhatsApp, todas as respostas são enviadas automaticamente, sem esse período de distinção entre os contatos.

Menos custos operacionais: com o software, você não precisa de um ou mais funcionários dedicados exclusivamente a esse atendimento, direcionando-os para outras tarefas que exigem uma maior atenção humana.

Abrangência de atendimento: antes você atendia 10 clientes por dia, pode passar a atender muito mais. Isso, obviamente, graças à capacidade de interação do software e, também, da conversa muito mais direta e objetiva.

2. Onde utilizar um bot de WhatsApp?

Um bot de WhatsApp pode ser utilizado em, praticamente, qualquer tipo de empreendimento que oferece um produto ou serviço. Os mais comuns são justamente os negócios do ramo alimentício, como lanchonetes, restaurantes e pizzarias, onde o software pode apresentar as opções de cardápio ao cliente e montar o pedido com base nas respostas do mesmo com detalhes (meio de pagamento, o que tirar, preço, local e etc…).

No entanto, eles também podem ser utilizados em comércios de uma maneira geral (como lojas de roupas e artigos variados), empresas corporativas (para o direcionamento de serviços) ou até mesmo como fonte de informação (para dúvidas de um cliente, por exemplo). Tudo isso de uma maneira muito mais simples e prática.

Vale a pena utilizar um bot de WhatsApp?

Por fim, saiba que vale a pena utilizar um bot de WhatsApp no seu empreendimento. Ele pode agilizar os processos, fazer com que você tenha mais clientes e, consequentemente, mais lucro no fim do mês.

Com o uso de um bot de WhatsApp, não será necessário que um colaborador fique com o celular na mão esperando que mensagens cheguem. Além disso, traz mais agilidade nos atendimentos, fazendo com que os clientes não percam tempo esperando o atendimento.

A contratação do serviço deve ser vista como um investimento, já que traz benefícios ao negócio, melhorando a relação entre a empresa e os clientes. O uso de chatbot pode reduzir em até 80% as desistências nos pedidos, não há porque não adicionar no seu empreendimento.

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