Como funciona o WhatsApp Business?

O WhatsApp é um dos aplicativos mais populares nos smartphones do Brasil.

A maioria das pessoas utilizam para mandar mensagens diariamente, e por esse motivo as empresas recorreram a ele para se comunicar com os clientes. Então, vamos falar sobre o WhatsApp Business. 

Ele surgiu em 2018, ainda nas fases iniciais. Concluiu-se que quatro entre cinco empresas utilizavam o aplicativo na comunicação. Sendo assim, ele veio repleto de ferramentas para ajudar os empresários e empreendedores na divulgação, comunicação e acompanhamento de clientes.

O que é o WhatsApp Business? 

O WhatsApp Business é um aplicativo totalmente gratuito disponível para Android e iPhone. Ele foi desenvolvido para atender as necessidades das empresas, e oferece recursos para interagir com os clientes. Para tanto, ele classifica e responde de forma rápida.

Além disso, ele conta com as funções básicas do WhatsApp, como enviar mensagens de textos, áudio, imagens, vídeos e arquivos. Dessa forma, o app consegue suprir as necessidades de diversos negócios e empresas.

A diferença entre ele e o aplicativo tradicional, é que esse possibilita inserir informações sobre o seu negócio. No lugar da foto do perfil e nome, é inserido o logotipo da marca, endereço de atendimento da empresa.

Também aparecem o tipo de negócio, e é possível fazer uma descrição mais detalhada com horários de atendimento, catálogo de produtos entre outros. Em outras palavras, é possível personalizar totalmente o aplicativo para a sua empresa.

Como baixar e configurar o WhatsApp Business

O primeiro passo para baixar o WhatsApp Business é procurar o aplicativo no Google Play Store para Android ou na App Store para IOS. Então, basta selecionar a opção baixar.

app store e google play

Agora, com o download concluído, abra o aplicativo. Você precisa ler os Termos de Serviço do WhatsApp Business. Após a leitura, selecione a opção Concordar e Continuar.

O terceiro passo é registrar seu número de telefone. Selecione o país em que reside e selecione a opção “Avançar” e “Ok” para receber um código de confirmação por SMS ou ligação. Finalize digitando esse código de seis dígitos. 

Lembre-se de que será preciso permitir o acesso do aplicativo aos seus contatos, fotos, arquivos e vídeos. Os contatos podem ser adicionados ao WhatsApp Business pela lista de contatos salva no celular.

Com tudo instalado, é hora de criar sua conta comercial. Para isso, insira o nome da empresa e selecione uma categoria para ela e, em seguida, adicione uma foto no perfil. 

Então, selecione a opção “conhecer> Perfil Comercial” para adicionar informações sobre a empresa. É aqui onde você irá inserir o endereço, horário de atendimento, produtos oferecidos e outros. E pronto, agora é só pesquisar por um contato e iniciar uma conversa.

Leia também:

 

Recursos disponíveis no WhatsApp Business atualmente

recursos whatsapp business

Perfil Comercial: essa função deixa claro para a pessoa que você está conversando que se trata de um perfil comercial. Ela permite também a possibilidade de exibir informações importantes da empresa.

Automação de Mensagens: recurso disponível para o usuário criar mensagens automáticas, reduzindo o tempo gasto com o cliente. É possível fazer uma mensagem de apresentação e horários disponíveis para enviar automaticamente para novos clientes.

Etiquetas: ferramenta que permite categorizar grupos e conversas, ajudando na organização do aplicativo. Com ela, é possível separar grupos como “Novos clientes”, “Pagamento pendente” ou “Pedido finalizado”.

Estatísticas: o aplicativo fornece análises e estatísticas sobre o engajamento e alcance na comunicação entre você e o cliente. Dessa forma, você consegue saber por quantas pessoas suas mensagens foram recebidas e lidas. 

Respostas Rápidas: através das respostas rápidas, é possível salvar e reutilizar mensagens que você envia com frequência para responder as perguntas mais comuns.

Marcadores: permite destacar as conversas com os clientes e identificar os status. 

Link Curto: ferramenta útil para ajudar os novos clientes a entrar em contato com você de forma descomplicada. Basta apenas gerar um link curto automaticamente e enviar para os clientes por outras redes sociais. Assim ele pode entrar em contato com você pelo WhatsApp Business.

Posso utilizar o telefone fixo no WhatsApp Business?

Se sua empresa ainda não tem um número de celular, o WhatsApp Business permite cadastrar um telefone fixo no cadastro da conta comercial. Para fazer a verificação do número, ao invés de enviar um código de ativação por SMS, o Aplicativo fará uma ligação ao telefone fixo.

NÃO SEJA UM DINOSSAURO DO WHATSAPP EM 2024.

Conheça a Letalk e não perca mais nenhuma venda!

Chegou a hora de automatizar o Whatsapp da sua empresa. Assim você ganha tempo para focar no que realmente interessa e deixa com que os BOTs e automações da Letalk te ajudem a não perder vendas e faturar ainda mais em 2024!

NÃO SEJA UM DINOSSAURO DO WHATSAPP EM 2024.

Conheça a Letalk e não perca mais nenhuma venda!

Chegou a hora de automatizar o Whatsapp da sua empresa. Assim você ganha tempo para focar no que realmente interessa e deixa com que os BOTs e automações da Letalk te ajudem a não perder vendas e faturar ainda mais em 2024!