Definitivamente foi-se o tempo em que a principal forma de venda a distância das lojas era pelo telefone. Hoje em dia, toda empresa utiliza de uma rede social ou WhatsApp para atender os clientes, tirar dúvidas e principalmente vender. E é justamente por isso que você precisa conhecer as vantagens de utilizar chatbots no seu negócio.

Para muitos empreendimentos, o WhatsApp é, hoje em dia, o principal canal de comunicação e vendas. O aplicativo de mensagens permite um contato muito mais rápido e prático com os clientes, assim como também facilita o processo de compra de uma maneira geral, sem precisar gastar o tempo em uma ligação, por exemplo.
No entanto, muitos negócios simplesmente não conseguem dar conta de atender todos os clientes pelo WhatsApp. Afinal, às vezes é preciso dividir a atenção entre atendimento físico e virtual, o que pode fazer com que o empreendimento perca alguns pedidos e usuários pelo meio do caminho.
Nesse contexto, os chatbots surgem como verdadeiros aliados para um melhor e mais eficiente relacionamento com os clientes. Por meio desses robôs é possível prestar um atendimento mais rápido e preciso em termos de vendas, o qual não se limita a capacidade e velocidade humana e pode resultar em um significativo aumento de vendas.
Dito isso, confira um pouco mais sobre como os chatbots podem ser poderosos aliados para o seu negócio:
Afinal de contas, o que são chatbots?
Os chatbots são nada mais nada menos do que softwares que simulam o comportamento de um humano em uma conversa pelo WhatsApp. Eles são programados para oferecerem determinadas perguntas, respostas e alternativas para uma pessoa, em uma conversa pela internet, de acordo com gatilhos específicos.

Em suma, os chatbots oferecem respostas com base em determinadas perguntas ou comandos ditos por uma pessoa em uma conversa por aplicativo. Um exemplo seria quando um cliente envia uma mensagem dizendo “eu gostaria de ver o cardápio”, e o bot, após identificar o comando, envia para ele o cardápio.
Os chatbots podem ser utilizados para agilizar o atendimento por WhatsApp e redes sociais de empreendimentos dos mais diversos segmentos. Mais do que isso, ele também garante respostas mais direcionadas e precisas, capacidade de atender um fluxo muito maior de pessoas e, consequentemente, mais lucro para a empresa.
As vantagens de usar chatbots em pizzarias e restaurantes
Um dos tipos de empreendimentos que mais podem se beneficiar dos chatbots são as pizzarias, restaurantes, e negócios gastronômicos de uma maneira geral. Isso porque boa parte dessas empresas trabalham com o atendimento e vendas pela internet, o qual se torna muito mais ágil com a presença de um bot.

O ser humano possui uma limitação quanto a quantidade de atendimentos que pode fazer pelo WhatsApp, por exemplo. Ele não consegue responder 20 ou 30 clientes ao mesmo tempo, com a mesma qualidade. No entanto, os chatbots para WhatsApp podem fazer isso, o que ajuda o negócio a ter um maior número de vendas.
Para os empreendimentos gastronômicos, os chatbots podem ser utilizados tanto para aumentar as vendas quanto para redirecionar os funcionários humanos. Isso porque eles podem ser melhor aproveitados no atendimento presencial, por exemplo, ou até mesmo em uma área em que o negócio precise de melhorias.
Utilizando chatbots em lojas de roupas
Outro tipo de empreendimento que pode ter os chatbots como verdadeiros aliados são as lojas de roupas. A venda de roupas pela internet já é uma realidade, sobretudo por Instagram, Facebook e e-commerces de uma maneira geral. No entanto, para o usuário, a compra pelo WhatsApp pode ser ainda mais interessante – e é aí que entra o bot.
Para as lojas de roupas, o chatbot pode ser programado para informar o cliente do horário de funcionamento ou, até mesmo, do preço e modelos da roupa. Em um exemplo, quando programado da maneira correta, o cliente pede para ver as opções de moletons masculinos, o bot entende o comando e envia a ele um portfólio somente com essas alternativas.
Os chatbots são muito bem-vindos em qualquer tipo de comércio
Para finalizar, saiba que os chatbots são muito bem vindos em qualquer tipo de comércio e empresa. Isso porque eles podem ser utilizados não apenas para melhorar e agilizar o atendimento via WhatsApp e redes sociais com os clientes como, também, para facilitar alguns processos internos.

Suponhamos que uma empresa tem uma demanda interna muito grande em que clientes acionam um determinado setor para ter acesso ao mesmo documento ou a uma categoria de documentos. Um chatbot poderia estar programado para entender isso e, com base em alguns comandos via mensagem, fazer essa entrega sem problema nenhum.
Quer saber mais sobre como um chatbot pode transformar seu negócio? Clique aqui.