Como configurar CHATBOT no WhatsApp

Inscreva-se em nossa Newsletter e receba uma vez por mês conteúdos exclusivos sobre WhatsApp e negócios


Ser atendido por um robô é algo que as ficções científicas do século 20 costumavam nos mostrar com frequência. No entanto, ao contrário do que as obras distópicas apresentavam, essa função acabou vindo para melhorar a experiência de compra de vendedores e clientes. E é por isso que você precisa saber como configurar chatbot no WhatsApp.

O WhatsApp é, sem sombra de dúvidas, um dos principais aplicativos de mensagens do mundo. No entanto, a forma como ele é utilizado para atendimento de clientes vem mudando há alguns tempos. Nos dias de hoje, todo esse processo pode ser mais rápido e eficaz graças a um detalhe em específico: a utilização de um chatbot.

Antes de saber como configurar um chatbot de WhatsApp, saiba o que ele é

Antes mesmo de saber como configurar chatbot de WhatsApp, é importante que você saiba exatamente o que ele é. Em suma, trata-se de nada mais nada menos do que um software responsável pela automação de funcionalidades do WhatsApp, o qual é programado para realizar ações no app que geralmente são feitas por um humano – mas que não necessariamente precisam ser.

Para entender como funciona um Bot de WhatsApp, é preciso compreender também a dinâmica de funcionamento do aplicativo. Pare pra pensar que, em uma conversa privada pelo app, temos uma pessoa x e uma pessoa y trocando mensagens, onde x fala algo e y responde com outra coisa.

Todo esse processo pode ser automatizado por meio de um Bot de WhatsApp, o qual oferece respostas pré-programadas para perguntas (ou mensagens, de uma maneira geral) com características específicas. No entanto, ao contrário do que muitos pensam, essa não é a única funcionalidade de um bot no aplicativo.

Mas afinal, como configurar um chatbot de WhatsApp?

Configurar um chatbot de WhatsApp não é uma tarefa tão difícil, ao menos quando você opta pela Letalk, empresa especializada no assunto. Com ela, basta falar com um consultor para que ele possa lhe auxiliar na escolha do melhor plano que ajuda a definir o bot ideal para o seu empreendimento.

chatbot no WhatsApp

Ainda assim, para utilizar um chatbot de WhatsApp, primeiramente você terá que ter uma conta no WhatsApp Business – a versão do aplicativo para empresas. Esse número, então, será vinculado ao sistema da Letalk para que você possa ter um chatbot a disposição para atendimento dos seus clientes – e às vezes, até mesmo, funcionários.

A configuração do chatbot da Letalk consiste na edição das mensagens que serão enviadas em uma conversa com outra pessoa. Sendo assim, o chat é programado para oferecer determinadas respostas (ou até mesmo opções de mídia) de acordo com determinadas perguntas e mensagens enviadas pelo cliente.

O processo pode parecer complexo, mas fica mais fácil com a assistência da própria Letalk. Com o software, inclusive, é possível atingir diversas funcionalidades.

Já sei configurar um chatbot de WhatsApp, onde utilizá-lo?

Agora que você já sabe como configurar um chatbot de WhatsApp, talvez esteja se perguntando: onde eu posso utilizá-lo? Um software do gênero pode ser muito bem aproveitado em empreendimentos das mais variadas áreas de atuação, de maneiras diferentes.

A utilização do chatbot pode se dar tanto em empreendimentos do ramo gastronômico, do setor do varejo e comércio como, também, em distribuidoras e corporações. Nesses ambientes, ele pode servir não apenas para atender clientes como para consolidar operações simples que não exigem uma negociação, por exemplo.

Em um restaurante, um chatbot pode ser utilizado para anotar o pedido de diversos clientes ao mesmo tempo. Em uma distribuidora, para conferir quais são os produtos que o cliente quer e até qual data, de maneira simples e rápida. Em grandes corporações, para que determinadas informações sejam enviadas a toda a equipe de forma unificada, assim como para tirar dúvidas sobre a própria empresa.

Vale realmente a pena investir em um chatbot de WhatsApp?

Se você chegou até aqui e já sabe como configurar um chatbot de WhatsApp, talvez esteja se questionando: vale realmente a pena investir nisso? A resposta para essa pergunta não teria como ser outra senão “sim, vale a pena” – e eu irei lhe explicar o porquê.

Um chatbot de WhatsApp pode fazer com que você atenda diversos clientes do seu negócio ao mesmo tempo. Dessa forma, consegue aumentar o público do seu empreendimento e não perder nenhum consumidor – algo que um ser humano, por limitações óbvias, não conseguiria.

Com a Letalk você tem acesso a um bot de WhatsApp que pode tornar o seu negócio melhor. Isso porque ele lhe ajuda a acelerar os seus atendimentos, aumentar a quantidade de consumidores e, consequentemente, a renda do negócio. Além disso, pode levar a uma maior economia com mão de obra e redirecionamento necessário de profissionais.

Inscreva-se em nossa Newsletter e fique por dentro de assuntos relevantes sobre como aumentar suas vendas

Faça um teste grátis

A Letalk integra com as principais plataformas de automação de email e e-commerce, permitindo que o WhatsApp faça parte da sua estratégia de marketing, vendas e relacionamento com o cliente.