Veja como evitar o bloqueio do WhatsApp

Sabe aquela situação chata que assusta muita gente? Pois é, o bloqueio do WhatsApp é assim, e para quem usa a ferramenta no trabalho, então, nem se fala!

Mas relaxa, porque mesmo que a gente não consiga prever se isso vai acontecer, temos algumas dicas legais que podem diminuir esse risco. Vamos nessa!

Neste artigo vamos te explicar mais sobre o assunto e compartilhar algumas dicas importantes. Siga a leitura!

O que é o bloqueio do WhatsApp?

Ter o WhatsApp bloqueado quer dizer que você não poderá enviar novas mensagens para determinado número. Esse é o tipo de bloqueio mais comum que pode acontecer. 

Quando isso acontece normalmente você deixa de ver foto de perfil, status e sinalização de que a pessoa está online ou não. Além disso, suas mensagens ficam com sinal enviado, mas não recebido pela pessoa. 

Outro tipo de bloqueio do WhatsApp é ter toda sua conta inativa pela plataforma. Isso pode acontecer quando o sistema do mensageiro online identificar que, por algum motivo, sua conta não cumpriu com os termos da plataforma. 

Nesses casos, você não conseguirá utilizar aquele mesmo número em uma nova conta do mensageiro online e será necessário ter um novo chip para fazer outro registro e voltar a fazer vendas pelo WhatsApp.

Tipos de WhatsApp bloqueado

Dá uma olhada, tem uns jeitos diferentes disso acontecer:

  • Uma pessoa pode bloquear seu número pra não receber suas mensagens, bem direto.
  • A Meta, que é dona do Facebook, WhatsApp e Instagram, pode dar tchau pra sua conta de vez.
  • E tem também a parada de ordem judicial, que aí todos no pedaço ficam impossibilitados de mandar ou receber mensagens.

Se for o primeiro, só o contato desbloqueando resolve. Se a Meta der um pé na sua conta, aí a coisa complica. Pode tentar falar com eles, mas paciência, que é lento. E o último é mais raro, mas às vezes rola. Aí é esperar normalizar.

Nesses casos é necessário aguardar a situação se resolver e o serviço de mensagens ser restabelecido.

Como evitar o bloqueio do WhatsApp?

Quando seu número do WhatsApp é bloqueado por uma pessoa ou por conta de uma ação governamental, não tem muito o que fazer. 

No entanto, existem diferentes formas de tentar evitar que o seu número do WhatsApp seja banido da plataforma por mal uso da ferramenta. 

Veja as principais dicas a seguir!

Aquecimento do chip

Se você for usar um chip novo para trabalhar e enviar comunicações do seu funil de vendas no WhatsApp, é necessário que, antes de enviar mensagens em massa, você faça o aquecimento desse chip. 

O aquecimento do chip é uma estratégia utilizada para mostrar a plataforma de mensagens online que você usa o WhatsApp de maneira natural para mensagens cotidianas. Para isso você deve espaçar suas ações por dias. 

O ideal é que você faça as seguintes ações nos seguintes dias:

  • Primeiro dia
    • Entre em grupos do WhatsApp (de preferência grupos que já tenham sinergia com seu negócio);
    • Envie pelo menos 10 mensagens para pessoas conhecidas  e estabeleça um diálogo breve com esses contatos.
  • Segundo dia
    • Troque mais mensagens com os 10 contatos anteriores;
    • Comece a realizar envios automáticos aos poucos. O ideal é iniciar com 50 envios.
  • Terceiro dia em diante
    • Comece a aumentar a quantidade de envios gradativamente;
    • É importante que você sempre acompanhe como está a proporção entre mensagens enviadas e recebidas.

Seguindo essas dicas é possível diminuir os riscos do seu número ser bloqueado ou banido da plataforma.

 

Estratégia de conteúdo

WhatsApp é pra mensagens rápidas, então manda bala em mensagens curtas e diretas. Mandar um textão pra quem não te conhece pode assustar, viu?

Pra não ser bloqueado, dá uma olhada nessas sacadas:

  • Manda mensagens curtas, divididas, em vez de textões;
  • Tenta deixar a mensagem pessoal (usa o nome da pessoa, se apresenta…);
  • Deixa a pessoa decidir se quer mais mensagens suas;
  • Envia coisas só em horário comercial;
  • Pede opinião, interage de boas;
  • Educação sempre, ok?
  • Não repete a mesma mensagem mil vezes;
  • Não manda muitas mensagens de uma vez.

A Letalk, plataforma de automação para WhatsApp, possui um sistema que garante que cada mensagem seja enviada com um intervalo de 12 segundos de uma para outra. Esse sistema visa simular o comportamento humano para minimizar o risco de bloqueio da sua conta.

Base de contatos

Você gosta de receber mensagens comerciais de uma empresa que você nem conhece e não tem nenhuma afinidade? Provavelmente não

Então, tenha muito cuidado ao criar a base de contatos com quem você vai se comunicar. O ideal é que a sua lista seja feita por pessoas que sinalizem, de alguma forma, que desejavam receber mensagens da sua loja

Isso, além de estabelecer um vínculo de confiança e aumentar a probabilidade de fechar uma venda, também garante que esteja dentro da lei. 

A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que entrou em vigor desde 2021, estabelece regras para o uso e manipulação de dados pessoais (como nome, e-mail e número de telefone), assim como busca estabelecer autorizações para o envio de mensagens, ligações ou e-mails sem autorização.

Portanto, sempre peça autorização (por escrito ou de forma virtual) para o envio de mensagens comerciais para aquela pessoa. Quer entender como a Letalk pode te ajudar e vender mais no WhatsApp? Fale com um de nossos consultores agora mesmo!

É tão simples que parece mágica

Atender muitas leads no WhatsApp não precisa ser sempre tão trabalhoso, atenda milhares de leads de uma vez, como num passe de mágica com a Letalk!

É tão simples que parece mágica

Atender muitas leads no WhatsApp não precisa ser sempre tão trabalhoso, atenda milhares de leads de uma vez, como num passe de mágica com a Letalk!

Assine nossa newsletter

Receba no seu E-mail os nossos mais novos artigos!

Tudo sobre vendas, marketing, atendimento ao cliente e tecnologia!