Automação no WhatsApp: entenda o que é, como funciona e como fazer!

A automação no WhatsApp se tornou uma das principais soluções para empresas que querem escalar as vendas de seus produtos ou serviços.

Esse canal de comunicação inovador proporciona confiança, comodidade e rapidez para que negócios e clientes se conectem de forma genuína.

Se o seu desejo também é automatizar seu WhatsApp Business para construir uma verdadeira máquina de vendas 24 horas, saiba que você está no lugar certo. 

Neste artigo vamos te explicar o que é automação para WhatsApp, como ela funciona e o que você precisa fazer para automatizar sua comunicação online.

O que é a Automação no WhatsApp?

Em síntese, “automação” é nome dado a processos que possuem uma certa independência para executar ações de maneira automática. 

Para se comunicar pelo WhatsApp, por exemplo, é necessário que duas pessoas estejam conectadas no aplicativo ao mesmo tempo. Ambas precisam digitar as mensagens para serem enviadas. Ou seja, para se chegar ao resultado esperado, é necessário uma sequência de ações humanas, como abrir o app, ler a mensagem, digitar e enviar. Até aqui, nada de surpresas!

No entanto, quando o volume de mensagens aumenta muito, fica difícil e até inviável responder todas as pessoas. Foi para resolver esse tipo de problema que a automação no WhatsApp surgiu

Por meio de algumas configurações as pessoas podem adicionar mensagens automáticas sempre que um gatilho for acionado. 

Isso, além permitir que você ganhe escala em suas vendas, ainda contribui para que você atraia novos clientes e fidelize aquelas pessoas que já compraram em sua empresa.

Imagine, por exemplo, que você tenha uma hamburgueria delivery que atende pelo WhatsApp. Normalmente, a primeira coisa que as pessoas pedem ao entrar em contato é o cardápio, certo?

Nesse caso, utilizando um WhatsApp automatizado, é possível configurar um gatilho onde, sempre que as mensagens recebidas tiverem o nome “Cardápio” no texto, uma foto ou link do material será enviado de maneira automática.

Ou seja, a automação no WhatsApp é a construção de processos que permitem o envio de mensagens automáticas a partir de um determinado gatilho.

Como funciona a automação no WhatsApp?

As automações para WhatsApp funcionam por meio da integração computacional do app de mensagens com ferramentas externas

É possível configurar gatilhos que vão disparar mensagens automáticas para sua base de contatos. 

Por exemplo, se a sua empresa usa uma ferramenta de disparos de e-mails, com certeza você já deve ter percebido que a taxa de abertura, geralmente, não passa de 30%

Isso acontece por que a maioria das pessoas não abrem seus e-mails com frequência. No entanto, de acordo com os dados apresentados no site Backlinko, cerca de 50% das pessoas que possuem o mensageiro online instalado em seus celulares abrem o app todos os dias.

Ao configurar um gatilho na Letalk, por exemplo, dizendo que todas as vezes que você disparar um e-mail X na sua plataforma de disparos, o seu WhatsApp deve disparar a mesma mensagem em formato resumido para sua base de dados, suas chances de ter mais resultados podem mais que dobrar.

Outra forma de integração com o WhatsApp é por meio da API oficial do mensageiro e uma Application Programming Interface, isto é, uma API de integração. No entanto, ela possui um custo elevado que poucas empresas podem pagar.

Automação no WhatsApp Business

Por enquanto esse tipo de integração só está disponível para a versão empresarial do WhatsApp, o WhatsApp Business.

Normalmente quando falamos sobre Automação no WhatsApp, estamos falando sobre recursos que estão fora da versão comum do mensageiro. No entanto, a versão business do app já possui alguns recursos de automação básica.

Lançado em 2018, a conta comercial do mensageiro possui diversas funcionalidades extras dedicadas ao mercado corporativo. 

Nele é possível criar um catálogo online, colocar informações detalhadas sobre sua empresa e até mesmo receber pagamentos online.

Além disso, o aplicativo tem um sistema bem simples de automação. Ou seja, você pode configurar mensagens automáticas que serão enviadas assim que houver uma interação

Esse tipo de configuração ainda é bem simples, mas já é um caminho para você experimentar uma automação no WhatsApp. 

Como automatizar o WhatsApp Business?

Se você já possui o WhatsApp Business, siga os passos abaixo para configurar uma mensagem automática.

  1. Clique nos 3 pontinhos no canto superior esquerdo da tela e selecione a opção “Ferramentas Comerciais”;
  2. Pressione sobre a opção “Mensagem de saudação”; 
  3. Clique na chavinha na lateral do texto “Enviar mensagem de saudação”; 
  4. Edite o conteúdo clicando no campo “Mensagem de saudação”; 
  5. Selecione para quem essa mensagem deve ser enviada; 
  6. Clique em “Salvar” no topo da tela; 
  7. Pronto! Sua automação básica do WhatsApp está configurada. 

Agora, todas as vezes que alguém enviar uma mensagem para você pela primeira vez receberá o texto que você editou no passo a passo acima

Você também pode escrever uma mensagem de ausência, só que no passo 3, em vez de clicar em “Mensagem de saudação”, você deve clicar em “Mensagem de Ausência” e seguir os próximos passos. 

Assim, todas as vezes que alguém enviar uma mensagem fora do seu horário de atendimento, receberá uma resposta automática configurada por você. 

É importante lembrar que o WhatsApp Business nativamente só permite que você faça esses 2 tipos de configurações.  

Ferramentas de Automação no WhatsApp

Atualmente, existem várias ferramentas de automação no WhatsApp. Cada uma possui soluções bem específicas para pequenas, médias ou grandes empresas.

Portanto, antes de contratar uma plataforma para automatizar as interações em seu app, faça um levantamento de suas necessidades e depois busque por opções que vão supri-las.

A Letalk, por exemplo, é destinada a empreendedores, lojas online, infoprodutores, times de marketing e pequenas empresas que desejam criar um relacionamento com seus contatos e automatizar processos. 

Tipos de automação no WhatsApp

Já falamos sobre algumas possibilidades de automação no WhatsApp. Na prática, temos três tipos de automação para esse mensageiro:

  • Envio em massa
  • Chatbot
  • Envio a partir de gatilhos do usuário

Na automação pode ter Chatbot WhatsApp?

Sim! Um chatbot é um robô que faz o recebimento e envio de mensagens automáticas.

Enquanto a automação de modo geral possui um leque maior do que a comunicação em texto, fazendo a integração entre duas ferramentas distintas, por exemplo, o chatbot é destinado ao envio de mensagens mais complexas. 

Com o avanço da tecnologia, atualmente muitos chatbots de WhatsApp possuem inteligência artificial e aprendizado de máquina, Isso os permite interagir de forma cada vez mais assertiva.

Alguns benefícios de um chatbot para WhatsApp são:  

  • Envio de mensagens personalizadas: afinal, quanto mais informações ele recebe, mais ele aprende e com isso pode construir textos mais dinâmicos;
  • Otimização de recursos: o ser humano possui uma limitação de raciocínio para executar ações rápidas, já um robô pode enviar milhares de mensagens automáticas em questão de segundos. Ou seja, você diminui o custo com equipe e aumenta a eficiência do atendimento;
  • Diminuir o tempo de resposta: as pessoas estão cada vez mais imediatistas, quanto mais rápido você respondê-las, mais chances de alcançar êxito nas vendas você terá;
  • Captar potenciais clientes (leads): chega de formulários extensos e sem graça. Com a automação para WhatsApp você pode coletar as informações do seu lead de uma forma muito mais dinâmica e interativa.

Outro grande benefício de ter um chatbot no WhatsApp é a possibilidade de utilizá-lo em outras redes sociais, como messenger do Facebook ou direct do Instagram. 

Envio em massa / Outros tipos de automação no WhatsApp

Além do chatbot, você também pode explorar outras formas de trabalhar a automação no WhatsApp em sua estratégia. 

Uma das possibilidades é o envio de mensagens em massa. Imagine a seguinte situação: sua empresa possui uma base de aproximadamente 500 clientes que não compram de você há aproximadamente 3 meses e você quer reativar essa base. 

Você gastaria muito tempo enviando essa mensagem manualmente e com certeza seria impossível lidar com todas as réplicas da melhor maneira possível

Com uma automação que envia mensagens em massa, você pode se comunicar tanto com seus clientes inativos, quanto pessoas que compraram recentemente de você ou até mesmo aqueles que nunca tiveram contato com sua empresa.

Imagine no potencial de resultados que essa estratégia traria para o seu negócio? Imaginamos que seja muito grande!

Envio a partir de gatilhos do usuário

Já imaginou trazer toda a estratégia dos funis de e-mail para dentro do WhatsApp? O envio a partir de gatilhos do usuário é justamente isso. Através da integração entre o WhatsApp e outras ferramentas de e-commerce, infoproduto ou gestão de e-mail, é possível enviar mensagens em momentos chave da jornada do seu cliente.

Confira algumas situações que é possível enviar mensagens pelo WhatsApp dentro desse tipo de automação:

  • Enviar o link do carrinho abandonado para aumentar a conversão do seu ecommerce
  • Dar boas-vindas para seus clientes após a contratação
  • Notificar seus leads e promova seu lançamento
  • Entregar materiais ricos 
  • Atualizar seus clientes com informações de compra e entrega

Ferramentas de Automação no WhatsApp

Atualmente existem várias ferramentas de automação no WhatsApp. Cada uma possui soluções bem específicas para pequenas, médias ou grandes empresas.

Portanto, antes de contratar uma plataforma para automatizar as interações em seu app, faça um levantamento de suas necessidades e depois busque por opções que vão supri-las.

A Letalk, por exemplo, é destinada a empreendedores, lojas online, infoprodutores, times de marketing e pequenas empresas que desejam criar um relacionamento com seus contatos e automatizar processos. 

Como fazer o gerenciamento de WhatsApp numa automação?

Se você usa uma ferramenta de automação no WhatsApp, provavelmente ela terá um dashboard que permitirá o gerenciamento de suas conversas.

Além de ver todas as mensagens que estão sendo enviadas, essas plataformas possuem dados relacionados ao tempo de atendimento, quantidade de mensagens recebidas/enviadas e muito mais.

No entanto, se por um acaso você tiver perdido o acesso ao seu sistema, por exemplo, normalmente as mensagens ficam salvas no aparelho onde está instalado o aplicativo.

Assim, basta você acessar o WhatsApp no celular para acompanhar todas as conversas por lá. 

Por que você deveria automatizar seu WhatsApp?

Se você chegou até aqui é porque realmente está interessado em vender mais. Esse é um dos benefícios da automação no mensageiro online

No entanto, esse não é o único motivo para utilizar a ferramenta para automatizar seu WhastApp. 

A seguir listamos os principais motivos pelos quais você deveria automatizar as conversas no WhatsApp da sua empresa

Autoatendimento no WhatsApp

O seu cliente tem mais autonomia para encontrar aquilo que precisa. Além disso, ele está no controle da conversa e pode acionar comandos em texto  quando e onde ele quiser. 

Isso também diminui seu tempo de resposta e contribui para o aumento nas qualificações do seu atendimento

Facilidade na transferência de atendente

Imagine que seu cliente teve problemas no pagamento e precisa de suporte. Não é papel do vendedor prestar esse tipo de serviço, normalmente o setor de finanças vai dar esse tipo de suporte. 

Com uma ferramenta de automação para WhatsApp essa triagem se torna muito mais fácil e rápida. 

Integração do WhatsApp com outros sistemas

Para quem trabalha com envio de mercadorias via correios, por exemplo, sabe que precisa enviar atualizações constantes sobre o pedido para o seu cliente. 

No entanto, quanto mais clientes você tiver, mais difícil será manter um relacionamento amistoso com todos

Com um WhatsApp automatizado e integrado aos sistemas de entregas, toda movimentação do seu pedido será notificada de forma quase instantânea. 

Amplo mercado de atuação

Hoje o WhatsApp está instalado em cerca de 99% dos smartphones dos brasileiros, é o que mostra o panorama de mensageria feito pela Opinion Box em parceria com a Mobile Time. 

Ou seja, você pode vender para quase todo brasileiro que precise dos seus produtos ou serviços.

Diminuição de erros

Quando fazemos muitas coisas ao mesmo tempo, pode ser que algo de errado aconteça ao longo dos processos. 

Esse tipo de situação pode prejudicar a confiança estabelecida entre sua empresa e o cliente. Com uma automação de WhatsApp bem configurada, esses erros podem ser evitados. 

Além de garantir que o seu processo de atendimento seja mais assertivo, ainda permite que seu cliente fique satisfeito e passe a recomendar sua loja. 

Agora que você já sabe o que é uma automação de WhatsApp, como ela funciona e quais os seus benefícios, que tal conhecer mais da Letalk? 

Nossa ferramenta de automação possui integração com diversos serviços diferentes. Fale com um consultor e saiba mais!

Como a automação do WhatsApp pode te ajudar a aumentar as vendas?

Um dos grandes benefícios da automação do WhatsApp é a possibilidade de aumentar as vendas. De acordo com pesquisa de agosto de 2022 realizada pela Infobip, plataforma de comunicação desenvolvida a partir de uma parceria entre o site de notícias Mobile Time e a empresa de opinião Opinion Box, 80% dos consumidores fazem uso do aplicativo para se comunicar com as marcas.

Sendo assim, a automação do WhatsApp é uma ferramenta importante para quem deseja prospectar novos clientes com o intuito de aumentar o número de vendas. Ao melhorar o fluxo de comunicação com os consumidores, mas de forma personalizada, é possível dinamizar o processo, mantendo uma boa comunicação com os consumidores e potenciais clientes.

A automação no WhatsApp pode ser um poderoso recurso por vários motivos, deles eles, porque ela permite que você economize tempo, o que contribui para que você possa se focar em outros pontos fundamentais para o crescimento do seu negócio.

Deve-se mencionar que esse processo também auxilia em uma maior integração entre os colaboradores, uma vez que a automação pode reduzir as falhas de comunicação, as quais podem “travar” um crescimento saudável da empresa. Logo, os colaboradores poderão se dedicar a outras atividades mais importantes para a empresa, ao invés de passarem o tempo resolvendo problemas.

Além disso, a automação no WhatsApp permite que as mensagens sejam enviadas mais rapidamente, quando comparado tempo médio de digitação de um ser humano. Um ponto-chave da automação é possibilitar a qualificação de leads antes de enviá-lo para o time comercial, já que essa etapa pode fornecer informações relevantes sobre o lead.

Qual a melhor automação Whatsapp? Conheça a melhor solução

Se você está procurando automatizar o WhatsApp, saiba que você pode contar com os serviços oferecidos pela Letalk! Não há fidelidade para os planos da Letalk, o que significa que você paga somente a mensalidade e pode sair quando você quiser, sem pagar taxa de adesão ou multa pela saída.

É importante ressaltar que uma outra vantagem dos planos oferecidos pela Letalk é que eles contam com a garantia do dinheiro de volta, caso você, por qualquer motivo, não fique satisfeito com o método. É possível pedir o dinheiro de volta em até 7 dias, bastando para isso entrar em contato com o suporte.

A Letalk oferece dois planos, o Iniciante e o Avançado, cada um com características próprias e que podem ser indicados para o seu negócio. No plano Avançado, você pode contar com até 1,5 mil mensagens automáticas diárias, sendo este o plano mais popular.

No entanto, se você precisar de mais mensagens, não tem problema! Você também pode contar com a possibilidade de contratar pacotes adicionais de mensagens. Para isso, basta você entrar em contato com um consultor e solicitar a contratação adicional. Com os vários recursos que a Letalk traz para a automação, com certeza você encontrará aspectos que servem bem ao seu negócio.

Se você está em dúvidas sobre os serviços oferecidos pela Letalk, não deixe de entrar em contato com um consultor, pois ele tirará todas as suas dúvidas. Todo o passo a passo é feito da forma mais simples possível, com a intenção de minimizar as suas dúvidas e fazer com que você possa se focar naquilo que realmente importa.

Além disso, você pode também ler os relatos de diversos clientes que contam os seus casos de sucesso com os serviços oferecidos pela Letalk. Para lê-los, clique aqui.

Qual é o passo a passo para automatizar o seu WhatsApp?

Com a Letalk, a automação do WhatsApp pode ser feita em poucas e simples etapas. Se você quer facilidade e agilidade para automatizar o aplicativo, saiba que você pode contar com a nossa equipe para isso!

O primeiro passo é assinar a automação de WhatsApp Letalk, com garantia de 7 dias. Não há contrato de fidelidade com a Letalk, o que significa que você pode cancelar os serviços quando quiser!

Depois, basta passar para as configurações. O seu gerente de contas ficará responsável por te ajudar em todas as dúvidas! A Letalk conta com diferentes integrações, tudo para tornar a sua vida mais fácil.

Por fim, é só começar a usar a automação do WhatsApp para iniciar conversas pelo aplicativo com os seus clientes e leads e ver os resultados aparecerem. 

Tudo muito simples, não é mesmo? Em apenas três passos você pode aproveitar todos os benefícios que o recurso da automação do WhatsApp pode te oferecer. Então, está esperando o quê para começar a usar os serviços da Letalk?!

Nós já auxiliamos um grande número de empresas a automatizar o disparo de mensagens para clientes e leads.

A Letalk tem vasta experiência na área e para ativar sua conta agora basta conferir os detalhes dos nossos planos para saber qual deles atende melhor às suas necessidades. Para conhecer os planos oferecidos e saber mais sobre eles, clique aqui.

Automação WhatsApp Business: como as empresas podem aproveitar esse recurso?

O WhatsApp Business é a versão comercial do já conhecido WhatsApp. A diferença entre os dois está nas funções que podem ser usadas na versão Business e que não estão presentes na versão tradicional.

O WhatsApp Business já oferece vários benefícios para as empresas que fazem uso dele, como as etiquetas, respostas rápidas e um perfil com diversas informações da marca, como o site oficial, endereço, catálogo de produtos com descrição dos itens, dentre outros.

Por mais que ele permita ter um relacionamento mais próximo com os clientes, a automação WhatsApp Business pode trazer ainda mais vantagens. 

Uma das principais vantagens desse recurso para as empresas é a economia do tempo. Como a automação pode substituir o trabalho humano em várias etapas do processo de venda, os colaboradores e você podem contar com mais tempo livre para se dedicarem a outras atividades que são relevantes para o crescimento saudável da sua empresa.

Além disso, a automação WhatsApp Business também contribui para uma melhora do relacionamento com o cliente. Isso porque você pode configurar mensagens automáticas, como, por exemplo, de boas-vindas ou de justificativa de ausência.

Um benefício é poder personalizar a mensagem para os clientes, sendo assim, eles podem se sentir mais especiais pelo zelo demonstrado pela sua empresa. O atendimento personalizado pode fazer o cliente ter mais vontade de fechar o negócio com você, o que pode ajudar no aumento do número de vendas.

O processo de vendas também pode se tornar mais ágil com a automação WhatsApp Business. Isso porque, durante o contato inicial, a automação pode qualificar o lead antes de enviá-lo para o time de vendas.

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