Entenda o que é, como funciona e como fazer uma automação de WhatsApp

A automação do WhatsApp se tornou uma das principais soluções para empresas que querem escalar as vendas de seus produtos ou serviços.

Esse canal de comunicação inovador proporciona confiança, comodidade e rapidez para que negócios e clientes se conectem de forma genuína.

Se o seu desejo também é automatizar seu WhatsApp Business para construir uma verdadeira máquina de vendas 24 horas, saiba que você está no lugar certo. 

Neste artigo vamos te explicar o que é automação para WhatsApp, como ela funciona e o que você precisa fazer para automatizar sua comunicação online.

O que é automação de WhatsApp?

Automação é nome dado a processos que possuem uma certa independência para executar ações de maneira automática. 

Para se comunicar pelo WhatsApp é necessário que duas pessoas estejam conectadas no aplicativo ao mesmo tempo. Ambas precisam digitar as mensagens para serem enviadas. Ou seja, para se chegar ao resultado esperado é necessário uma sequência de ações humanas, como abrir o app, ler a mensagem, digitar e enviar, certo?

Quando o volume de mensagens aumenta muito, fica difícil e até inviável responder todas as pessoas. Foi para resolver esse problema que a automação do WhatsApp surgiu

Por meio de algumas configurações as pessoas podem adicionar mensagens automáticas sempre que um gatilho for acionado. 

Isso, além permitir que você ganhe escala em suas vendas, ainda contribui para que você atraia novos clientes e fidelize aquelas pessoas que já compraram em sua empresa.

Imagine que você tenha uma hamburgueria delivery que atende pelo WhatsApp. Normalmente a primeira coisa que as pessoas pedem ao entrar em contato é o cardápio, certo?

Num WhatsApp automatizado você pode, por exemplo, configurar um gatilho onde, sempre que as mensagens recebidas tiverem o nome “Cardápio” no texto, uma foto ou link do material será enviado automaticamente.

Em resumo, a automação do WhatsApp é a construção de processos que permitem o envio de mensagens automáticas a partir de um determinado gatilho.

Como funciona a automação do WhatsApp?

As automações para WhatsApp funcionam por meio da integração computacional do app de mensagens com ferramentas externas

É possível configurar gatilhos que vão disparar mensagens automáticas para sua base de contatos. 

Por exemplo, se a sua empresa usa uma ferramenta de disparos de e-mails, com certeza você já deve ter percebido que a taxa de abertura, geralmente, não passa de 30%

Isso acontece por que a maioria das pessoas não abrem seus e-mails com frequência. No entanto, segundo dados apresentados no site Backlinko, cerca de 50% das pessoas que possuem o mensageiro online instalado em seus celulares abrem o app todos os dias.

Ao configurar um gatilho na Letalk, por exemplo, dizendo que todas as vezes que você disparar um e-mail X na sua plataforma de disparos, o seu WhatsApp deve disparar a mesma mensagem em formato resumido para sua base de dados, suas chances de ter mais resultados podem mais que dobrar.

Outra forma de integração com o WhatsApp é por meio da API oficial do WhatsApp. e uma Application Programming Interface ou API de integração. No entanto, ela possui um custo elevado que poucas empresas podem pagar.

Automação WhatsApp Business

Por enquanto esse tipo de integração só está disponível para a versão empresarial do WhatsApp, o WhatsApp Business.

Normalmente quando falamos sobre Automação de WhatsApp, estamos falando sobre recursos que estão fora da versão comum do mensageiro. No entanto, a versão bussiness do app já possui alguns recursos de automação básica.

Lançado em 2018, a conta comercial do mensageiro possui diversas funcionalidades extras dedicadas ao mercado corporativo. 

Nele é possível criar um catálogo online, colocar informações detalhadas sobre sua empresa e até mesmo receber pagamentos online.

Além disso, o aplicativo tem um sistema bem simples de automação. Ou seja, você pode configurar mensagens automáticas que serão enviadas assim que houver uma interação

Esse tipo de configuração ainda é bem simples, mas já é um caminho para você experimentar uma automação do WhatsApp. 

Como automatizar o WhatsApp Business?

Se você já possui o WhatsApp Business, siga os passos abaixo para configurar uma mensagem automática.

  1. Clique nos 3 pontinhos no canto superior esquerdo da tela e selecione a opção “Ferramentas Comerciais”;
  2. Pressione sobre a opção “Mensagem de saudação”; 
  3. Clique na chavinha na lateral do texto “Enviar mensagem de saudação”; 
  4. Edite o conteúdo clicando no campo “Mensagem de saudação”; 
  5. Selecione para quem essa mensagem deve ser enviada; 
  6. Clique em “Salvar” no topo da tela; 
  7. Pronto! Sua automação básica do WhatsApp está configurada. 

Agora, todas as vezes que alguém enviar uma mensagem para você pela primeira vez receberá o texto que você editou no passo a passo acima

Você também pode escrever uma mensagem de ausência, só que no passo 3, em vez de clicar em “Mensagem de saudação” você deve clicar em “Mensagem de Ausência” e seguir os passos seguintes. 

Assim, todas as vezes que alguém enviar uma mensagem fora do seu horário de atendimento vai receber uma resposta automática configurada por você. 

É importante lembrar que o WhatsApp Business nativamente só permite que você faça esses 2 tipos de configurações.  

Ferramentas de Automação WhatsApp

Atualmente existem várias ferramentas de automação no WhatsApp. Cada uma possui soluções bem específicas para pequenas, médias ou grandes empresas.

Portanto, antes de contratar uma plataforma para automatizar as interações em seu app, faça um levantamento de suas necessidades e depois busque por opções que vão supri-las.

A Letalk, por exemplo, é destinada a empreendedores, lojas online, infoprodutores, times de marketing e pequenas empresas que desejam criar um relacionamento com seus contatos e automatizar processos. 

Tipos de automação para WhatsApp

Já falamos sobre algumas possibilidades de automação para o WhatsApp. Na prática, temos três tipos de automação para esse mensageiro:

  • • Envio em massa
  • • Chatbot
  • • Envio a partir de gatilhos do usuário

Na automação pode ter Chatbot WhatsApp?

Sim! Um chatbot é um robô que faz o recebimento e envio de mensagens automáticas.

Enquanto a automação de modo geral possui um leque maior do que a comunicação em texto, fazendo a integração entre duas ferramentas distintas, por exemplo, o chatbot é destinado ao envio de mensagens mais complexas. 

Com o avanço da tecnologia, atualmente muitos chatbots de WhatsApp possuem inteligência artificial e aprendizado de máquina, Isso os permite interagir de forma cada vez mais assertiva.

Alguns benefícios de um chatbot para WhatsApp são:  

  • Envio de mensagens personalizadas: afinal, quanto mais informações ele recebe, mais ele aprende e com isso pode construir textos mais dinâmicos;
  • Otimização de recursos: o ser humano possui uma limitação de raciocínio para executar ações rápidas, já um robô pode enviar milhares de mensagens automáticas em questão de segundos. Ou seja, você diminui o custo com equipe e aumenta a eficiência do atendimento;
  • Diminuir o tempo de resposta: as pessoas estão cada vez mais imediatistas, quanto mais rápido você respondê-las, mais chances de alcançar êxito nas vendas você terá;
  • Captar potenciais clientes (leads): chega de formulários extensos e sem graça. Com a automação para WhatsApp você pode coletar as informações do seu lead de uma forma muito mais dinâmica e interativa.

Outro grande benefício de ter um chatbot no WhatsApp é a possibilidade de utilizá-lo em outras redes sociais, como messenger do Facebook ou direct do Instagram. 

Envio em massa / Outros tipos de automação para WhatsApp

Além do chatbot, você também pode explorar outras formas de trabalhar a automação do WhatsApp em sua estratégia. 

 Uma das possibilidades é o envio de mensagens em massa. Imagine a seguinte situação: sua empresa possui uma base de aproximadamente 500 clientes que não compram de você há aproximadamente 3 meses e você quer reativar essa base. 

Você gastaria muito tempo enviando essa mensagem manualmente e com certeza seria impossível lidar com todas as réplicas da melhor maneira possível

Com uma automação que envia mensagens em massa, você pode se comunicar tanto com seus clientes inativos, quanto pessoas que compraram recentemente de você ou até mesmo aqueles que nunca tiveram contato com sua empresa.

Imagine no potencial de resultados que essa estratégia traria para o seu negócio? Imaginamos que seja muito grande!

Envio a partir de gatilhos do usuário

Já imaginou trazer toda a estratégia dos funis de e-mail para dentro do WhatsApp? O envio a partir de gatilhos do usuário é justamente isso. Através da integração entre o WhatsApp e outras ferramentas de e-commerce, infoproduto ou gestão de e-mail, é possível enviar mensagens em momentos chave da jornada do seu cliente.

Confira algumas situações que é possível enviar mensagens pelo WhatsApp dentro desse tipo de automação:

  • • Enviar o link do carrinho abandonado para aumentar a conversão do seu ecommerce
  • • Dar boas-vindas para seus clientes após a contratação
  • • Notificar seus leads e promova seu lançamento
  • • Entregar materiais ricos 
  • • Atualizar seus clientes com informações de compra e entrega

Ferramentas de Automação WhatsApp

Atualmente existem várias ferramentas de automação no WhatsApp. Cada uma possui soluções bem específicas para pequenas, médias ou grandes empresas.

Portanto, antes de contratar uma plataforma para automatizar as interações em seu app, faça um levantamento de suas necessidades e depois busque por opções que vão supri-las.

A Letalk, por exemplo, é destinada a empreendedores, lojas online, infoprodutores, times de marketing e pequenas empresas que desejam criar um relacionamento com seus contatos e automatizar processos. 

Como fazer o gerenciamento de WhatsApp numa automação?

Se você usa uma ferramenta de automação no WhatsApp, provavelmente ela terá um dashboard que permitirá o gerenciamento de suas conversas.

Além de ver todas as mensagens que estão sendo enviadas, essas plataformas possuem dados relacionados ao tempo de atendimento, quantidade de mensagens recebidas/enviadas e muito mais.

No entanto, se por um acaso você tiver perdido o acesso ao seu sistema, por exemplo, normalmente as mensagens ficam salvas no aparelho onde está instalado o aplicativo.

Assim, basta você acessar o WhatsApp no celular para acompanhar todas as conversas por lá. 

Por que você deveria automatizar seu WhatsApp?

Se você chegou até aqui é porque realmente está interessado em vender mais. Esse é um dos benefícios da automação no mensageiro online

No entanto, esse não é o único motivo para utilizar a ferramenta para automatizar seu WhastApp. 

A seguir listamos os principais motivos pelos quais você deveria automatizar as conversas no WhatsApp da sua empresa

Autoatendimento no WhatsApp

O seu cliente tem mais autonomia para encontrar aquilo que precisa. Além disso, ele está no controle da conversa e pode acionar comandos em texto  quando e onde ele quiser. 

Isso também diminui seu tempo de resposta e contribui para o aumento nas qualificações do seu atendimento

Facilidade na transferência de atendente

Imagine que seu cliente teve problemas no pagamento e precisa de suporte. Não é papel do vendedor prestar esse tipo de serviço, normalmente o setor de finanças vai dar esse tipo de suporte. 

Com uma ferramenta de automação para WhatsApp essa triagem se torna muito mais fácil e rápida. 

Integração do WhatsApp com outros sistemas

Para quem trabalha com envio de mercadorias via correios, por exemplo, sabe que precisa enviar atualizações constantes sobre o pedido para o seu cliente. 

No entanto, quanto mais clientes você tiver, mais difícil será manter um relacionamento amistoso com todos

Com um WhatsApp automatizado e integrado aos sistemas de entregas, toda movimentação do seu pedido será notificada de forma quase instantânea. 

Amplo mercado de atuação

Hoje o WhatsApp está instalado em cerca de 99% dos smartphones dos brasileiros, é o que mostra o panorama de mensageria feito pela Opinion Box em parceria com a Mobile Time. 

Ou seja, você pode vender para quase todo brasileiro que precise dos seus produtos ou serviços.

Diminuição de erros

Quando fazemos muitas coisas ao mesmo tempo, pode ser que algo de errado aconteça ao longo dos processos. 

Esse tipo de situação pode prejudicar a confiança estabelecida entre sua empresa e o cliente. Com uma automação de WhatsApp bem configurada, esses erros podem ser evitados. 

Além de garantir que o seu processo de atendimento seja mais assertivo, ainda permite que seu cliente fique satisfeito e passe a recomendar sua loja. 

Agora que você já sabe o que é uma automação de WhatsApp, como ela funciona e quais os seus benefícios, que tal conhecer mais da Letalk? 

Nossa ferramenta de automação possui integração com diversos serviços diferentes. Fale com um consultor e saiba mais!

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A Letalk integra com as principais plataformas de automação de email e e-commerce, permitindo que o WhatsApp faça parte da sua estratégia de marketing, vendas e relacionamento com o cliente.

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